Construir conceitos de numeracia
A construção de conceitos de numeracia significa a compreensão e as competências práticas de uma criança com números, padrões e operações matemáticas. A sua construção é, de facto, o primeiro passo para ensinar as crianças a resolver problemas e a fazer deduções lógicas, o que, por sua vez, é uma base para aprender matemática antecipadamente e utilizá-la na sua vida quotidiana.
Os conceitos de numeracia baseiam-se em três componentes principais, incluindo o sentido de número, que permite compreender quantidades e relações; operações, por exemplo, adição, subtração, multiplicação e divisão; e padrões e relações, por exemplo, reconhecer e criar padrões. Por exemplo, uma criança pode desenvolver o sentido de número contando objectos ou comparando quantidades, enquanto as operações podem ser ensinadas através de problemas simples com palavras.
O apoio dos pais na área da numeracia é possível através da sua participação em diversas actividades sociais que envolvam a contagem, a medição e a resolução de problemas, nas quais envolvam os seus filhos. Por exemplo, enquanto preparam a comida juntos podem introduzir o conceito de fracções e medidas, enquanto jogam jogos de tabuleiro podem melhorar as capacidades de contagem e o pensamento estratégico das crianças. Incentivar as crianças a falar sobre números em situações do quotidiano permite-lhes estabelecer ligações entre os conceitos matemáticos e os acontecimentos da vida real.
A importância do jogo é percebida através do desenvolvimento de conceitos numéricos, uma vez que cria uma plataforma para as crianças aprenderem métodos matemáticos de uma forma lúdica. Nos jogos que envolvem a adição, a subtração ou o peso, as crianças podem aprender facilmente as competências numéricas. Por exemplo, construir edifícios com blocos pode ensinar a visualização 3D e a prática da contagem, enquanto desempenhar o papel de cliente de uma loja pode ensinar dinheiro e transacções.
O ensino eficaz de conceitos numéricos na sala de aula pode ser feito utilizando ferramentas práticas como blocos e contadores, itens manipuláveis, no ensino; recursos visuais como tabelas e gráficos; e jogos que promovam o trabalho em equipa e a capacidade de resolução de problemas. O exemplo é a utilização de uma linha numérica no ensino da adição e da subtração, que demonstra melhor a ideia de adicionar ou retirar a um número, facilitando a visualização das operações.