Controlo de amigos
O Buddy checking é uma estratégia de apoio entre pares utilizada sobretudo em ambientes de elevado stress, onde os indivíduos zelam pelo bem-estar uns dos outros. Promove a cultura de discutir livremente as questões entre os membros da equipa, une-os como uma unidade e ajuda-os a compreender os sinais de infelicidade logo no início, tornando assim as condições de saúde mental e de segurança nos locais de trabalho e nas comunidades o melhor possível.
O principal objetivo do buddy checking é alargar o apoio mútuo e certificar-se do bem-estar dos indivíduos em locais como locais de trabalho, escolas ou durante actividades ao ar livre. Este passo é a melhor forma de detetar sinais de stress ou problemas de saúde mental mais cedo, quando a maioria dos pares está em condições de prestar aconselhamento ou pedir mais ajuda.
A prática bem sucedida do buddy checking nas organizações pode ser conseguida através do emparelhamento de colaboradores e do encorajamento de check ins regularesɡ através de reuniões programadas ou de conversas informais. Além disso, podem ser realizadas sessões de formação para educar os membros da equipa sobre os sinais de sofrimento e ajudá-los a formular uma estratégia de apoio, criando assim uma cultura de abertura e cuidado.
O buddy checking tem muitas vantagens, como a sensação de uma saúde mental mais feliz, uma melhor dinâmica de equipa e menos sentimentos de solidão entre as pessoas. Por exemplo, quando o projeto está sob grande pressão, os sistemas de buddy co-pilot podem resultar numa maior produtividade, uma vez que os membros da equipa se sentem mais ouvidos, o que cria um ambiente de trabalho mais positivo.
Naturalmente, o buddy checking tem como principal área de aplicação os estabelecimentos de ensino, onde facilita o bem-estar dos alunos e lhes oferece a oportunidade de desenvolverem o apoio dos seus pares. Por exemplo, os professores podem utilizar sistemas de "buddy" em que os alunos fazem um check-in frequente uns com os outros, criando assim uma atmosfera de apoio na sala de aula e encorajando os alunos a falarem sobre as suas dificuldades de saúde mental e problemas emocionais.