Abordagens pedagógicas de base alargada
As abordagens didácticas gerais são os tipos de métodos de ensino que utilizam uma série de abordagens, técnicas e diferentes estilos de aprendizagem, com o objetivo principal de envolver eficazmente os alunos. Estes métodos, centrados no aluno, no pensamento crítico e na integração de diferentes disciplinas, tornam o processo educativo mais relevante e acessível a todos os alunos.
Exemplos de abordagens pedagógicas de base alargada, como a aprendizagem baseada em projectos, a aprendizagem baseada em inquéritos e o ensino diferenciado. Por exemplo, a aprendizagem com base em projectos permite que os alunos se envolvam em problemas do mundo real durante a realização de um projeto em que têm de aplicar várias competências e conhecimentos, o que promoverá a colaboração e o pensamento crítico.
Uma abordagem pedagógica de base ampla é benéfica para os alunos das seguintes formas: pode ser ajustada a diferentes tipos de aprendizagem e às necessidades individuais dos alunos, pode criar níveis elevados de envolvimento para os alunos e pode aumentar os níveis de competências de pensamento crítico que os alunos possuem. Um bom exemplo disto é a utilização de uma mistura de ferramentas visuais, actividades de grupo e trabalhos práticos de mãos que podem satisfazer os alunos visuais, auditivos e cinestésicos, permitindo assim que todos os alunos compreendam facilmente conceitos complexos.
Ferramentas como a tecnologia, que podem ser utilizadas em abordagens pedagógicas de base alargada, desempenham o papel de contribuinte mais significativo para a melhoria das experiências de aprendizagem, dos projectos colaborativos e da participação dos alunos na personalização do ensino. Por exemplo, a adição de plataformas de aprendizagem eletrónica e de recursos em linha ao repertório dos professores de aprendizagem diferenciada permite uma melhor aprendizagem diferenciada, fornecendo diversos recursos, satisfazendo as diversas necessidades dos alunos e permitindo-lhes a flexibilidade de tempo para estudar em períodos de bloco.
A utilização da abordagem de planeamento de aulas da metodologia integrada é uma das formas de os professores poderem implementar abordagens pedagógicas de base ampla. Por exemplo, um professor de ciências pode integrar as aulas experimentando diferentes métodos de aprendizagem, projectos de grupo e simulações em linha para envolver os alunos e responder às suas diferentes preferências de aprendizagem.