Breves exercícios de escrita
As actividades de escrita concisa são tarefas breves e pré-planeadas que visam praticar uma transmissão mais eficaz da mensagem focada, a brevidade e a capacidade do escritor para comunicar os pontos mais importantes no menor número de palavras que possa ser compreendido pelo leitor. Estes exercícios mantêm a sua importância tanto no trabalho como na escola, porque as competências aprendidas ajudarão as pessoas a comunicar de forma mais clara e rápida.
Os exercícios de escrita breve mais eficazes para os escritores principiantes podem ser resumir artigos em 100 palavras, fazer apresentações de elevador e criar esboços para artigos longos. Por exemplo, depois de ler um artigo noticioso, um formando pode praticar o anúncio dos pontos essenciais num artigo curto e claro, o que, além disso, ajuda a treinar as suas capacidades cognitivas, tais como reconhecer a informação mais importante e expressá-la bem.
A pedagogia da escrita concisa não só ensina a ser direto e simples, como também melhora as competências de comunicação empresarial. No ambiente empresarial, estas competências são um pré-requisito para uma comunicação eficaz, ou seja, é necessário responder por correio eletrónico de forma clara ou sucinta à atualização do projeto para comunicar adequadamente com os colegas. Estas práticas linguísticas incutem no indivíduo a capacidade de partilhar e discutir eficazmente.
A incorporação do objetivo pretendido, do público-alvo e o enfoque em técnicas de escrita específicas, como a brevidade e a clareza, são os componentes essenciais de um exercício de escrita breve bem estruturado. Por exemplo, imagine uma tarefa em que os participantes têm de redigir um relatório de uma página destinado a um público específico, que deve conter informações essenciais e relevantes e manter vivo o interesse do leitor.
Sem dúvida, a prática de tarefas de escrita curtas pode ser uma forma muito eficaz de desenvolver competências de escrita académica, uma vez que promove a capacidade de reduzir informações complexas a pequenos formatos para os alunos. Tal como os alunos fazem, também podem praticar a escrita de resumos ou declarações de tese quando têm poucas frases para resumir de forma concisa a sua investigação sobre esse tópico. Esta capacidade não só ajuda a melhorar o desempenho académico, como também é, de facto, o ponto principal no treino dos alunos para as futuras tarefas de escrita nos seus empregos.