Competências de ligação
As competências de ligação, também designadas por competências de comunicação, são as necessárias para a comunicação, colaboração e compreensão com pessoas e grupos diversos. São a chave para desenvolver o trabalho em equipa, a resolução de conflitos e a construção de relações, tanto a nível pessoal como no mundo profissional.
As principais instâncias das competências de ligação são a escuta ativa, a empatia, a consciência cultural e a comunicação eficaz. Para ilustrar, a ideia-chave de um ouvinte ativo é uma pessoa que compreende muito bem os outros participantes na conversa, enquanto um ouvinte empático é uma pessoa que ajuda a construir intimidade e fé num grupo de actores de diferentes origens.
As competências de aproximação podem, através do respeito, da compreensão e da comunicação entre os trabalhadores, enriquecer a dinâmica do local de trabalho. Por exemplo, um líder que seja empático e esteja consciente das disparidades culturais pode incentivar uma melhor equipa de trabalhadores e, com o tempo, aumentar o moral e a produtividade de toda a equipa.
As competências de transição são componentes indispensáveis da resolução de conflitos, uma vez que são os instrumentos que os indivíduos utilizam para lidar com as diferenças de opinião através do diálogo e da compreensão. Ouvir ativamente para realçar os problemas de cada uma das partes e, por conseguinte, facilitar uma solução mais amigável, evitando que o conflito se alastre, é um verdadeiro exemplo disso.
Ao participarem em programas de formação, workshops e ao praticarem a autorreflexão, as pessoas podem melhorar as suas capacidades de estabelecer pontes. Além disso, também podem beneficiar da encenação de situações ou da participação em diversas actividades de grupo, uma vez que ambas dão a oportunidade de aprender a empatizar e a comunicar em situações da vida real.