Momentos de aprendizagem inovadores
Os Momentos de Aprendizagem Inovadores são os pontos de viragem essenciais no processo de aprendizagem que afectam diretamente a aprendizagem e a retenção de conhecimentos. Normalmente, surgem no momento em que os formandos, por exemplo, relacionam coisas de forma inesperada, percebem coisas que não sabiam antes e vencem obstáculos que, consequentemente, conduzem a mudanças radicais no seu pensamento e comportamento.
Os Momentos de Aprendizagem Inovadores são influenciados por uma série de factores, como a aprendizagem prática, uma narração interessante ou a resolução de desafios difíceis através da utilização do pensamento crítico. Por exemplo, um aluno pode ter um momento de rutura quando se depara com uma questão matemática difícil, mas acaba por compreender o tópico depois de o aplicar a uma situação real, como decidir um orçamento para um projeto.
Ao criar um ambiente que estimule a exploração e a curiosidade, os professores podem incentivar momentos de aprendizagem inovadores. As aulas interactivas, as perguntas de ramificação e o trabalho de equipa são algumas das formas de o conseguir. Um professor de ciências, por exemplo, pode organizar experiências que permitam aos alunos conceberem as suas próprias hipóteses e testes, o que contribuiria para uma compreensão mais profunda das leis naturais.
No domínio do desenvolvimento profissional, muitos dos momentos de descoberta da aprendizagem ocorrem frequentemente em workshops onde os formandos se encontram em práticas ou simulações que reflectem situações da vida real. Por exemplo, durante a facilitação de um exercício de resolução de conflitos pelo chefe de equipa, a pessoa pode passar por um momento de descoberta e compreender que a escuta ativa e a empatia são cruciais para gerir a dinâmica da equipa, o que poderá aplicar mais tarde no seu local de trabalho.
As experiências profundas referidas como Momentos de Aprendizagem Inovadora são elementos importantes na incorporação da aprendizagem ao longo da vida, porque ajudam uma pessoa a desenvolver um nível mais profundo de compreensão e a criar uma retenção duradoura do conhecimento e, consequentemente, a aprendizagem torna-se mais significativa e aplicável. Motivam os estudantes a adquirir competências importantes, como o pensamento crítico e a adaptabilidade, que são cruciais num mundo em rápida mutação. Por exemplo, um aprendente adulto que tenha feito um avanço na sua compreensão da literacia digital pode dominar a tecnologia de forma mais excelente, tanto em contextos pessoais como profissionais.