Escrita cerebral
O brainwriting é um modo de criatividade adequado para grupos em que as pessoas escrevem as suas ideias de forma independente e anónima. É essencial porque oferece a oportunidade de uma circulação livre de ideias devido à ausência de uma personalidade dominante, aumentando assim o leque de soluções nas sessões de brainstorming.
Durante a atividade de brainwriting, é geralmente dado aos participantes um período de 5 a 10 minutos para escreverem as suas ideias em papel ou numa plataforma digital. Após a sessão de brainstorming, os documentos são passados adiante e, desta forma, os restantes participantes podem ler e acrescentar algo às ideias que já foram formuladas. O procedimento repete-se até o tempo limite ser atingido, gerando assim um vasto leque de ideias que podem ser desenvolvidas e analisadas.
O brainwriting é um processo eficaz para a geração de ideias devido às suas muitas vantagens em relação ao brainstorming alternativo normal, como o facto de contrariar a tendência predominante de as opiniões fortes prevalecerem sobre as mais silenciosas, a participação mais equitativa de todos os membros e a elevada quantidade de ideias produzidas num curto espaço de tempo. Por exemplo, num seminário de brainstorming típico, é possível que um determinado participante seja o único a falar sobre as suas ideias. Em vez disso, o brainwriting dá a todos a oportunidade de colocar os seus pontos de vista no papel que será recolhido para maximizar a criatividade e o contributo.
O primeiro passo para a implementação do brainwriting num ambiente de equipa é o facilitador ser responsável pela definição clara do problema ou tópico e pela distribuição de materiais para a escrita, como folhas de papel ou uma ferramenta digital colaborativa. Os membros da equipa passam então alguns minutos a escrever as suas ideias, após o que passam os seus papéis à pessoa seguinte para contribuições adicionais. Este método pode ser efectuado várias vezes e, finalmente, todos podem ser reunidos para revisão e discussão, cumprindo o requisito de que todas as ideias sejam apresentadas.
É possível que alguns membros da equipa não se sintam à vontade quando discutem as suas ideias sem mencionar os seus nomes. Um dos principais inconvenientes deste método de brainwriting é a geração de demasiadas ideias, o que dificulta a sua avaliação. Além disso, se os primeiros tópicos ou sugestões não forem concebidos corretamente, podem dar origem a discussões fora do tema ou menos relevantes. A organização de um exercício deste tipo requer um ambiente adequado criado pelo organizador, juntamente com meios de comunicação claramente definidos que as pessoas se sintam à vontade para consultar.