Actividades de envolvimento do cérebro
As actividades de envolvimento do cérebro são exercícios ou actividades específicas destinadas a incentivar as funções cognitivas, aumentar a agilidade mental e promover a saúde do cérebro em geral. Estas actividades são essenciais para reconhecer a nitidez cognitiva, melhorar a memória e aumentar a capacidade de resolução de problemas ao longo da vida.
As actividades que mais preocupam o envolvimento eficaz do cérebro são os puzzles cerebrais, os jogos de memória, a aprendizagem de uma nova língua, tocar instrumentos musicais e jogos estratégicos como o xadrez. Estas actividades tornam-se simplesmente um desafio para o cérebro e ajudam-no a aumentar a neuroplasticidade e a resiliência cognitiva.
Os exercícios para adultos mais velhos são, de facto, exercícios de estimulação cerebral que não só combatem o declínio cognitivo, como também reforçam largamente a memória, a atenção e a velocidade de processamento. A prática diária de exercícios mentais é uma das formas de reduzir as hipóteses de sofrer de demência e da doença de Alzheimer, ajudando o cérebro a manter-se funcional e melhorando o nível geral de vida.
Sem dúvida, o exercício físico pode ser classificado como uma atividade de envolvimento do cérebro, uma vez que aumenta a circulação sanguínea no cérebro, incentiva a neurogénese e segrega factores neurotróficos que facilitam os processos cognitivos. Por exemplo, a dança e os desportos de grupo não são apenas um tipo de exercício físico, mas também envolvem a mente através da coordenação e da estratégia.
É aconselhável dedicar um mínimo de 15 a 30 minutos por dia a puzzles para o cérebro, pelo menos duas vezes por semana. O principal é manter-se consistente; a introdução de diferentes actividades no seu plano de ação ajudá-lo-á a obter o máximo de ganhos cognitivos e a manter o seu cérebro ativamente envolvido.