Exercícios de despejo cerebral
O brain dumping é o ato de transferir manualmente os pensamentos e ideias da mente para o papel ou para uma plataforma digital. No entanto, esta transferência e a ligação de documentos de informação é a principal razão técnica para a melhoria da clareza e a redução da ansiedade, etc., o que, por sua vez, permite ao indivíduo organizar e priorizar tarefas de forma eficiente. Técnicas como as lixeiras cerebrais são principalmente abordagens orientadas para si próprio, desviando o foco e a atenção da pessoa para dentro e para fora do mundo exterior. Praticar a habilidade de escrever ou de uma forma inventiva, como desenhar um mapa mental ou um infográfico, aumenta a capacidade de atenção.
As actividades de brainstorming são apenas alguns dos benefícios destas práticas, tais como uma melhor concentração, menor stress e maior produtividade. Quando as pessoas anotam todos os pensamentos e ideias, podem esvaziar as suas mentes, o que as ajuda a decidir o que fazer primeiro e a concentrarem-se nas coisas que realmente importam. Por exemplo, um estudante sob o peso do stress dos exames pode anotar todos os tópicos a estudar, o que o ajuda a preparar o plano de estudo.
Para efetuar um exercício de despejo cerebral de forma eficaz, comece por procurar um local tranquilo e, em seguida, programe um temporizador para cerca de 10 a 15 minutos. Anote, sem filtro nem estrutura, todos os pensamentos que lhe vierem à cabeça. Para sua surpresa, pode ser qualquer coisa, como tarefas, preocupações, ideias, etc., que invadam o seu pensamento. No final do tempo, olhe para todas as coisas que escreveu, organize-as em categorias e dê-lhes prioridade de acordo com o seu nível de urgência e importância.
A aplicação de exercícios de brain dump no local de trabalho é certamente vantajosa. Ajudam os colegas de trabalho a apresentar ideias, a explicar os objectivos dos projectos e a detetar antecipadamente os potenciais obstáculos. Neste caso, a equipa pode realizar uma reunião e os membros podem utilizar um exercício rápido de brain dump para compilar todas as suas ideias sobre o projeto e, em seguida, discuti-las e resumi-las em grupo.
A quantidade de exercícios de despejo cerebral que se pode fazer pode variar de acordo com as necessidades pessoais de cada um, mas geralmente é uma boa ideia realizá-los regularmente, como todas as semanas ou sempre que se sentir stressado. Praticar um "brain dump" é uma rotina diária para algumas pessoas que descobriram que é útil, sobretudo no início e no fim do dia, para terem uma mente clara e darem prioridade às tarefas que têm de fazer. Pode querer aumentar ou diminuir a sua frequência de acordo com a confusão dos seus pensamentos ou com o peso da sua agenda.