Aprendizagem combinada
A aprendizagem combinada refere-se à integração de métodos convencionais de formação presencial com técnicas digitais, que são oferecidas através de plataformas da Internet. O modelo permite a aprendizagem social e os formandos podem escolher diferentes materiais, bem como diferentes tipos de materiais, tais como visualização, multimédia e hipertexto, para aprenderem eficazmente. A aprendizagem combinada é uma abordagem que integra o ensino tradicional em sala de aula com a utilização de meios digitais para formação em linha. O estilo de aprendizagem tradicional...... e o modelo avançado de aprendizagem em linha criam um ambiente que ajuda os alunos a serem independentes e a desenvolverem uma estratégia de aprendizagem adicional. Como estudante em perspetiva, estou ansioso por aprender a adaptar-me ao novo normal. Os alunos podem escolher os seus próprios percursos de aprendizagem com aprendizagem orientada, bem como aceder a uma grande variedade de recursos. Desta forma, a educação torna-se mais eficaz e cativante.
Os elementos fundamentais da aprendizagem mista são a instrução conjunta e presencial, as actividades de aprendizagem em linha e a integração tecnológica. Por exemplo, um curso normal de aprendizagem combinada pode consistir numa sessão semanal em sala de aula, juntamente com um suplemento de debates em linha, recursos multimédia e avaliações realizadas através de plataformas digitais que permitem aos alunos aprender ao seu próprio ritmo, beneficiando simultaneamente da interação direta com o professor.
A aprendizagem combinada, que é uma mistura do modo de aprendizagem offline e online, é uma grande ajuda para os estudantes. Dá-lhes a flexibilidade de estudar de acordo com os seus horários e também lhes permite criar planos de estudo personalizados. Além disso, têm acesso a vários recursos, como aulas gravadas para revisão, jogos interactivos online e a possibilidade de fazer um teste digital. Por exemplo, os alunos podem agora monitorizar a forma como aprendem, jogar jogos interactivos em linha e fazer testes digitais que os notificam instantaneamente dos seus êxitos ou erros, ajudando-os a aprender a matéria de uma forma mais saudável e durante mais tempo.
O primeiro passo para os professores na implementação efectiva da Aprendizagem Combinada é avaliar as necessidades dos alunos e depois passar ao nível seguinte, alinhando o currículo com os recursos em linha adequados. Inicialmente, têm de apresentar uma variante equilibrada de actividades presenciais e digitais, explicar claramente as tarefas e utilizar sistemas de gestão da aprendizagem para acompanhar os progressos dos alunos. Tomemos o caso de um professor que, por exemplo, atribua um projeto que exija trabalho de equipa na aula e pesquisa na Internet, assegurando assim uma combinação perfeita dos dois ambientes de aprendizagem.
Os obstáculos gerais que se colocam aos ambientes de aprendizagem mista são a disponibilidade de tecnologia para todos os alunos, a gestão do nível de envolvimento dos alunos nas aulas em linha e a prestação de apoio adequado aos alunos que consideram difícil a aprendizagem autodidata. Para lidar com estas preocupações, os professores podem organizar sessões para as crianças, a fim de lhes apresentar o hardware e o software utilizados na sua formação, desenvolver actividades em linha com uma estrutura macro que estimule a participação dos alunos e localizar recursos de vários tipos para os alunos que precisam de um pequeno empurrão, como aprender uma lição com a ajuda de um tutor ou juntar-se a grupos de colegas para falar sobre tópicos que não compreendem claramente.