Instrução bibliográfica
A instrução bibliográfica refere-se ao processo de transmissão de competências de literacia da informação aos utilizadores, que lhes permite localizar, avaliar e utilizar eficazmente a informação. Desempenha um papel vital no processo em que os indivíduos aprendem a manobrar através da grande variedade de recursos que estão presentes nas bibliotecas e em linha, bem como no desenvolvimento de competências de investigação e pensamento crítico.
O principal objetivo da instrução bibliográfica é fornecer aos utilizadores da biblioteca as competências necessárias para encontrar e utilizar os recursos de forma eficiente. Isto é possível através da formação em estratégias de investigação, da utilização dos catálogos e bases de dados da biblioteca e do desenvolvimento de competências de avaliação crítica das fontes. Para ilustrar, uma sessão de instrução bibliográfica pode mostrar aos estudantes como distinguir entre artigos revistos por pares e meios de comunicação social populares, melhorando assim a qualidade da sua investigação.
Alguns dos grupos que estão a beneficiar da instrução bibliográfica são os estudantes, os professores e o público em geral. Para os estudantes, ajuda a melhorar o seu desempenho académico, treinando as suas capacidades de pesquisa. O corpo docente pode utilizar a instrução bibliográfica nos seus cursos para melhorar a aprendizagem dos alunos, enquanto o público em geral obtém conhecimentos básicos sobre competências de aprendizagem ao longo da vida, como a localização de informações sobre saúde ou jurídicas.
Workshops, consultas individuais e tutoriais em linha são alguns exemplos dos vários métodos utilizados na aprendizagem bibliográfica. Os workshops podem começar com temas como a gestão de citações ou a enumeração de bases de dados, mas as consultas individuais facilitam o caminho para a assistência direta no tratamento de determinados trabalhos de investigação. Os tutoriais em linha oferecem opções de aprendizagem flexíveis. Permitem aos utilizadores estudar ao seu próprio ritmo. Por exemplo, uma biblioteca pode disponibilizar um conjunto de tutoriais em vídeo sobre como utilizar determinadas bases de dados.
A utilização de inquéritos, questionários e observação do comportamento dos utilizadores são métodos para avaliar a eficácia da instrução bibliográfica. As bibliotecas podem recolher inquéritos pré e pós-instrução para expressar os sentimentos dos seus utilizadores sobre os seus níveis de confiança e de competências. Além disso, a utilização de resultados de investigação é também uma forma de mostrar a eficácia da instrução, por exemplo, as fontes académicas nos trabalhos dos alunos. Uma representação clara disto seria: as escalas de competência observacional foram aumentadas em praticamente todas as revistas académicas citadas nos trabalhos dos alunos após a formação bibliográfica, o que sugere o seu impacto positivo.