O melhor ensino baseado em evidências
A expressão "ensino baseado nas melhores provas" é utilizada em contextos educativos para designar abordagens de ensino que se baseiam predominantemente em provas de investigação fiáveis e em resultados empíricos. Ao centrar-se na integração de informação estatística nos métodos de ensino, garante-se que esses métodos só são aplicados pelos professores nas suas aulas que têm provas credíveis que iniciam a melhoria da aprendizagem dos alunos.
Os princípios fundamentais do ensino baseado em provas são a utilização de dados para o processo de tomada de decisões pedagógicas, a aplicação de métodos de ensino bem conhecidos e eficazes e a verificação e avaliação contínua do progresso dos alunos. Por exemplo, a utilização de avaliações formativas pode ajudar os professores a reformularem as suas estratégias de modo a satisfazerem as diferentes necessidades dos alunos, o que acaba por resultar num melhor desempenho académico.
O primeiro passo a seguir pelos professores é identificar as estratégias eficazes através da investigação que se baseia em provas, como a instrução direta e a aprendizagem cooperativa. Em seguida, podem incorporar estas estratégias nos seus planos de aula, avaliar regularmente a sua eficácia através do feedback dos alunos e dos indicadores de desempenho, bem como ajustá-las em conformidade para melhorar a experiência de aprendizagem.
Entre os professores, a disponibilização dos conhecimentos e das competências de que necessitam para um bom desempenho das suas funções é designada por desenvolvimento profissional dos professores. Este desenvolvimento é centrado na ciência, concentrando-se nas últimas tendências da investigação e melhorando a qualidade das técnicas pedagógicas de ensino. O financiamento para o desenvolvimento profissional é oferecido através de subvenções, como a subvenção STEM, que está disponível para professores que queiram implementar inovações de aprendizagem baseadas em projectos nas suas salas de aula. A subvenção apoia a formação em STEM PBL, bem como o acompanhamento e os subsídios para os professores envolvidos na implementação. A eficácia do ensino é muito maior porque se baseia em princípios científicos e nas teorias de aprendizagem mais actuais. Por último, prevalece na escola um clima de prazer e respeito, uma vez que os alunos participam ativamente na sua aprendizagem e os professores ajudam-nos a atingir o seu potencial.
A integração de técnicas de avaliação formativa, como os bilhetes de saída ou os testes rápidos, é uma estratégia prática de ensino baseada em provas. Por exemplo, um professor pode pedir aos alunos que resumam o conteúdo da lição aprendida durante a aula, para que o professor possa avaliar a sua compreensão e fazer alterações na lição do dia seguinte. Este é um método que serve para informar as instruções dos professores e para manter os alunos ativamente envolvidos no seu próprio processo de aprendizagem.