Objectivos comportamentais
Centrados em comportamentos observáveis, os objectivos comportamentais são declarações explícitas que resumem os resultados pretendidos de um processo de aprendizagem. São a base do plano para o programa de ensino e também uma ferramenta para a avaliação dos alunos através do fornecimento de expectativas claras e critérios quantificáveis.
Um objetivo comportamental é geralmente composto por três elementos principais: o comportamento, a condição e os critérios. O comportamento é a ação que o aluno vai realizar, a condição é o detalhe da situação em que a ação se torna possível, e os critérios são os requisitos que devem ser cumpridos para alcançar um desempenho aceitável. Por exemplo, a afirmação: 'Com um mapa, o aluno vai apontar exatamente cinco países em dez minutos', indica logicamente o comportamento previsto, a condição e os critérios de desempenho.
As intenções comportamentais especificam resultados mensuráveis, enquanto os objectivos de aprendizagem tradicionais são principalmente expressões gerais de requisitos. Por exemplo, enquanto os objectivos de aprendizagem podem ser gerais, "Compreender a ideia de fotossíntese", um objetivo de aprendizagem específico que reflecte o padrão comportamental é "Explicar o processo de fotossíntese em três passos". Esta clareza dos objectivos permite uma avaliação mais focalizada dos progressos dos alunos e da sua responsabilização na sala de aula.
Os objectivos comportamentais são essenciais, uma vez que servem de guia para que os professores e os alunos estejam no caminho certo e, desta forma, os professores fazem com que as suas estratégias coincidam com os resultados de aprendizagem que desejam que os seus alunos tenham. Proporcionam a oportunidade de uma avaliação precisa, uma vez que permitem aos professores verificar se os alunos atingiram os objectivos definidos. Um exemplo pode ser dado num esquema de formação, em que o instrutor afirma que "os participantes devem perfurar o boneco corretamente", indicando assim exatamente a instrução e ligando-a à avaliação com uma referência direta.
Sem dúvida! Um objetivo comportamental concebido de forma excelente seria: "Depois da nossa aula, os alunos serão capazes de criar um ensaio de cinco parágrafos sobre a questão das alterações climáticas, utilizando um mínimo de três fontes credíveis e com um máximo de três erros gramaticais. Este objetivo é explícito, quantificável e clarifica as expectativas em relação ao material, às fontes e à precisão gramatical de uma forma específica, ajudando assim os alunos e os professores a medir facilmente o sucesso.