Controlo comportamental
A verificação comportamental é basicamente um procedimento sistemático utilizado para verificar e monitorizar o comportamento de um indivíduo ou de um sistema em relação a padrões ou normas estabelecidas. Assume um papel vital em muitas áreas, como a psicologia, a educação e o desenvolvimento de software, uma vez que ajuda na deteção de desvios do comportamento esperado, permitindo assim intervenções e melhorias atempadas.
O objetivo da verificação comportamental durante a avaliação psicométrica é ver e avaliar as acções e respostas de uma pessoa em diferentes situações. Esta técnica ajuda os psicólogos a reconhecerem hábitos negativos que podem levar a perturbações mentais como a ansiedade e a depressão. Por exemplo, utilizando uma lista de verificação comportamental, o terapeuta pode observar a capacidade de interação social de um cliente com outras pessoas ao longo da estação, ajudando-o assim indiretamente no diagnóstico e no planeamento do tratamento.
A verificação comportamental em ambientes académicos é um método prático para monitorizar o comportamento dos alunos e o seu empenho. Os professores utilizam listas de controlo comportamental ou observações para analisar as competências sociais, a participação e o cumprimento das regras dos seus alunos. Por exemplo, um professor pode acompanhar um aluno que esteja a levantar a mão para responder a perguntas. Isto ajudará a identificar aqueles que necessitam de apoio para desenvolverem competências de comunicação e interpessoais.
No desenvolvimento de software, o processo de verificação comportamental consiste em afirmar o funcionamento de um programa de acordo com as condições de trabalho estabelecidas. Este curso de ação envolve normalmente testes automáticos que imitam a interação do utilizador, de modo a que o software satisfaça os requisitos funcionais. Um exemplo é uma aplicação Web que pode aplicar a verificação comportamental para validar que clicar num botão específico levaria o utilizador a uma página adequada. Isto, na verdade, não só melhora a experiência do utilizador com a aplicação Web, como também diminui o número de erros.
De facto, o seguimento de hábitos é uma técnica importante para o crescimento pessoal, uma vez que ajuda as pessoas a monitorizar os seus comportamentos e hábitos durante um determinado período de tempo. Através da utilização de aplicações móveis ou da escrita de um diário, os indivíduos podem manter um registo das suas actividades, levando à descoberta de padrões úteis que os ajudam a atingir os seus objectivos ou que causam contratempos. Para ilustrar, uma pessoa que esteja concentrada em aumentar a sua produtividade pode registar os seus hábitos de trabalho e descobrir que é mais produtiva a determinadas horas, podendo assim reorganizar melhor o seu horário.