Terapia comportamental
A psicoterapia com enfoque comportamental é uma forma de tratamento que lida com a área da mudança de comportamentos desadaptativos usando técnicas de condicionamento. É uma das técnicas mais importantes para lidar com diferentes tipos de perturbações psicológicas, através do reforço do comportamento correto e da diminuição do comportamento incorreto, ajudando os indivíduos a aprenderem métodos positivos de lidar com a situação.
A terapia comportamental baseia-se em várias técnicas. Por exemplo, são utilizados os princípios do condicionamento clássico, do condicionamento operante e da aprendizagem observacional. Um exemplo específico é a técnica de dessensibilização sistemática, que é utilizada para ajudar as pessoas a enfrentar e a reduzir os seus medos, passo a passo, enquanto o reforço é uma técnica utilizada para promover comportamentos positivos, por exemplo, uma criança que é recompensada por fazer os trabalhos de casa.
A terapia comportamental é eficaz para numerosos indivíduos, apesar de ser o caso especialmente de indivíduos que vivem com perturbações de ansiedade, fobias, TOC e PHDA. Por exemplo, uma criança que sofra de PHDA pode aprender a concentrar-se mais e a controlar melhor os seus impulsos utilizando estratégias de modificação do comportamento que incluem recompensas por comportamentos desejáveis.
O principal objetivo da terapia comportamental é aprender a controlar comportamentos óbvios, enquanto o objetivo da terapia cognitiva é promover a saúde mental, reformulando os processos de pensamento negativos que conduzem ao sofrimento emocional. Para clarificar, um terapeuta comportamental pode colaborar com um cliente para reduzir as acções de evitamento associadas à ansiedade, mas, por outro lado, um terapeuta cognitivo pode ajudar o mesmo cliente a refutar as ideias negativas e a reformular a sua perspetiva sobre as situações sociais.
O prazo da terapia comportamental varia certamente em função das necessidades do indivíduo, dos problemas visados e dos objectivos da terapia. Normalmente, o tratamento pode durar entre algumas reuniões e alguns meses, com alguns clientes a conseguirem obter benefícios consideráveis numa questão de semanas, particularmente quando se concentram em alguns comportamentos específicos como fobias ou hábitos.