Mini Course Generator

Create

Use Cases

Features

Pricing

Resources

Sign in

Get Started

Gráfico de comportamento

Gráfico de comportamento

O Mapa de Comportamento é uma ferramenta de monitorização para anotar as acções ou o comportamento de alguém durante um período de tempo. Esta ferramenta versátil é utilizada em muitos sítios como escolas, lares e clínicas de terapia. Também é utilizada para estabelecer objectivos e actividades motivacionais.

Qual é o objetivo de um gráfico de comportamento?

O objetivo da tabela de comportamento é fornecer um mecanismo transparente e sistemático para observar e reforçar os bons comportamentos e, ao mesmo tempo, dissuadir os maus comportamentos. Por exemplo, numa sala de aula, um professor pode utilizar um quadro para atribuir certificados aos alunos que terminam os trabalhos de casa dentro do prazo, promovendo assim o sentido do dever e de rotinas de estudo adequadas.

Como é que um gráfico de comportamento pode ser implementado eficazmente em casa?

Para pôr em prática com êxito uma tabela de comportamento em casa, os pais devem, em primeiro lugar, ser específicos quanto aos comportamentos positivos e negativos que pretendem que sejam vistos ou evitados, respetivamente. Depois, para além das representações pictóricas facilmente compreensíveis dos comportamentos, têm de ter a certeza de que actualizam regularmente a tabela. Para clarificar, um pai tem a opção de fazer uma tabela com partes dedicadas às tarefas cumpridas, à cortesia e aos limites de tempo de ecrã, de modo a que as crianças possam receber recompensas pelas coisas que alcançaram.

Quais são os tipos mais comuns de diagramas de comportamento?

As tabelas de comportamento habituais são de três categorias: tabelas de autocolantes, sistemas de pontos e semáforos. Uma tabela de autocolantes dá às crianças a opção de coleccionarem autocolantes por cada comportamento positivo, enquanto o sistema de pontos dá pontos às crianças que podem ser ganhos para trocar por privilégios à sua escolha. Um gráfico de semáforo utiliza cores para mostrar o estado do comportamento - verde para bom, amarelo para aviso e vermelho para comportamento negativo.

Como é que os diagramas de comportamento podem ajudar as crianças com necessidades especiais?

As tabelas de comportamento podem ser uma grande vantagem para as crianças com necessidades especiais através do apoio visual e da apresentação de expectativas claras. Por exemplo, a criança com autismo pode reagir positivamente a um horário visual na sua tabela que apresente as tarefas diárias e os comportamentos esperados, o que a ajudará a saber o que tem de fazer ao longo do dia e, por sua vez, reduzirá a sua ansiedade.

Ready to use AI Course Creator to turn
mini course ideas into reality?

Get Started Now