Acompanhamento da linha de base até ao domínio
O rastreio da linha de base até ao domínio é um método estruturado que é utilizado principalmente no ambiente de formação para avaliar inicialmente o desempenho de um aluno (linha de base) e, subsequentemente, monitorizar o desenvolvimento do aluno no sentido de conseguir alcançar o domínio de competências ou áreas de conhecimento específicas. A importância deste método para a aprendizagem personalizada é grande, uma vez que ajuda os professores não só a descobrir lacunas na compreensão dos alunos, mas também a conceber instruções adaptadas correspondentes.
O principal objetivo do acompanhamento da base de referência até ao domínio é estabelecer uma referência transparente para os alunos e manter um registo do seu desenvolvimento ao longo de um período de tempo. Isto também ajuda os professores a detectarem as necessidades específicas dos alunos, a alterarem os seus estilos de ensino e a prestarem uma assistência precisa, de modo a garantir que todos os alunos conseguem dominar as matérias com êxito.
O processo de execução começa, em grande parte, com as avaliações iniciais cuidadosas para decidir sobre as capacidades de base de cada aluno e para manter uma sequência de avaliações formativas ao longo do tempo de aprendizagem. Por exemplo, numa aula de matemática, o professor pode utilizar testes preparatórios para avaliar a compreensão das fracções por parte dos alunos e, em seguida, utilizar questionários e projectos como meio de avaliar o seu progresso e o âmbito do seu domínio sobre o tema.
O facto de poderem acompanhar os seus progressos de aprendizagem ao longo de um determinado período de tempo faz com que os alunos se sintam mais empenhados, mesmo que o nível de responsabilidade tenha aumentado tanto para os alunos como para os professores. Para além disso, a abordagem contribui para uma mentalidade de crescimento, uma vez que o que está em causa é o progresso e não apenas as notas finais. Por exemplo, um aluno que tenha um mau desempenho num teste de ciências pode trabalhar nesse sentido através de algumas intervenções selecionadas.
Naturalmente, o Seguimento da Linha de Base até ao Domínio pode ser modificado para se adaptar a diferentes contextos e também funciona bem na formação empresarial, no treino desportivo e no desenvolvimento de competências pessoais. Digamos, por exemplo, que um programa de formação empresarial que avalia primeiro as competências dos colaboradores em gestão de projectos acompanha o seu progresso através de formação e projectos práticos e finaliza a sua qualificação através de um teste.