Abordagem de leitura basal
A Abordagem de Leitura Basal é um método bem organizado e planeado de ensino da leitura que utiliza uma série de livros de texto graduados, ou "basais", especificamente concebidos para um currículo de leitura estruturado. O percurso salienta a fonética, o vocabulário, a compreensão e a fluência, constituindo um recurso para que os primeiros alunos desenvolvam as suas competências básicas de leitura.
A consciência fonémica, a fonética, a aprendizagem do vocabulário, a fluência da leitura e as estratégias de compreensão são os principais elementos da Abordagem de Leitura Basal. Cada um deles está integrado num curso estruturado com base numa série de textos graduados que proporcionam uma vasta gama de experiências de leitura. Por exemplo, a fonética é ensinada através de lições definidas que apresentam ligações letra-som, mas, por outro lado, a compreensão é apoiada através de discussões em grupo e de questões relacionadas com o texto que são conduzidas pelo professor.
A Abordagem de Leitura Basal é estruturada e sequencial, pelo que difere de outros métodos de ensino da leitura, como a linguagem completa ou abordagens baseadas na literatura, em vez de um currículo não estruturado. Em vez de abordagens linguísticas completas em que a fonética é posta de lado, a Abordagem de Leitura Basal fornece uma forma de apontar claramente a fonética e o desenvolvimento de competências. Esta ênfase na construção sistemática de competências é particularmente valiosa para os alunos que podem ter problemas com a leitura, uma vez que esta abordagem permite ao professor intervir de forma direcionada e proporcionar mais prática.
As vantagens de utilizar o método de leitura basal na sala de aula são o quadro estruturado para o ensino das competências de leitura, os instrumentos de avaliação regulares e a disponibilidade de uma vasta gama de textos adaptados a diferentes níveis de leitura. Este método permite que os alunos, independentemente do seu registo inicial, possam progredir no currículo. Por exemplo, no caso de um aluno ter dificuldades com a fonética, o programa oferece a possibilidade de praticar mais com exercícios específicos antes de passar a textos mais complexos.
De facto, a Abordagem de Leitura Basal pode ser adaptada de acordo com as necessidades dos diferentes alunos, incorporando estratégias de instrução diferenciadas. Os educadores têm a opção de alterar os programas para responder às diferentes necessidades dos alunos, por exemplo, através da adição de mais ajuda para os alunos de língua inglesa ou da modificação dos materiais de leitura para alunos com diferentes capacidades de aprendizagem. Por exemplo, a adição de recursos visuais ou a utilização de actividades interactivas pode ajudar a melhorar a compreensão daqueles que têm dificuldade em aprender com o ensino tradicional baseado em texto.