Avaliação equilibrada
A avaliação equilibrada designa uma técnica situacional que envolve avaliações formativas e sumativas para monitorizar a aprendizagem dos alunos. O objetivo da avaliação equilibrada é não só apresentar uma perspetiva completa da compreensão e da progressão de um aluno, mas também permitir que o professor adapte a instrução às necessidades do aluno e o apoie no seu crescimento.
Dois elementos essenciais de uma avaliação equilibrada são as avaliações formativas que são contínuas e as avaliações sumativas que classificam a aprendizagem do aluno no final de um período de instrução. Por exemplo, as avaliações formativas podem envolver questionários, observações e debates na aula, enquanto as avaliações sumativas são caracterizadas por exames finais e testes padronizados. Em conjunto, oferecem uma perspetiva abrangente do percurso de aprendizagem do aluno.
Uma avaliação equilibrada fornece aos professores dados sobre a compreensão dos alunos, permitindo-lhes assim dar feedback atempado e fazer correcções nas instruções. Por exemplo, se as avaliações contínuas revelarem um erro generalizado entre os alunos, os professores podem alterar as suas aulas para colmatar essas lacunas. O resultado é o aumento da eficiência dos alunos e a correção das aulas.
A utilização de uma série de avaliações baseadas em projectos, questionários e avaliações pelos pares durante uma unidade é uma estratégia típica de avaliação equilibrada. Por exemplo, num curso de ciências, os alunos trabalhariam em conjunto num projeto de laboratório, seriam submetidos a avaliações sob a forma de questionários sobre o conteúdo que compreenderam e envolver-se-iam em avaliações pelos pares para darem observações sobre o desempenho uns dos outros. Esta metodologia multidimensional prova que a aprendizagem dos alunos é avaliada de diferentes formas.
Durante o processo de aprendizagem, a avaliação qualitativa e quantitativa pode tornar-se um desafio para os professores. Por exemplo, a avaliação e a adaptação de diferentes avaliações podem demorar muito tempo, e os professores podem ter de frequentar algumas acções de formação sobre como implementar e interpretar bem estas avaliações. No entanto, é através da superação destas questões que os professores podem atingir o objetivo desejado de utilizar uma avaliação equilibrada na aula.