Feedback automatizado
Feedback automatizado significa a utilização de tecnologia para fornecer respostas ou avaliações em tempo real sobre o desempenho, o trabalho e o comportamento de um utilizador. Este aspeto é importante porque é a principal forma de a tecnologia ajudar as pessoas a aprender e a melhorar as suas competências, recebendo informações atempadas e construtivas que não implicam qualquer intervenção humana.
A incorporação do feedback robótico no processo de aprendizagem tem, sem dúvida, os seus méritos, entre outros, a interação direta com o aluno relativamente ao seu trabalho; além disso, a adaptabilidade adicional desta ferramenta permite que os alunos tenham diferentes avaliações com base em necessidades específicas. Assim, em vez de entregar questionários em papel que o aluno tem de esperar para ser classificado, os professores podem simplesmente entregar os questionários em linha que resumem a nota do aluno com uma explicação simples dos seus erros, tornando-o assim mais consciente dos seus erros rapidamente e, consequentemente, aprendendo mais eficazmente.
No domínio das avaliações de desempenho, os sistemas de feedback automatizados têm a capacidade única de poder utilizar a análise de dados para avaliar o desempenho dos trabalhadores em relação às métricas predefinidas. É provável que os sistemas recolham dados históricos de desempenho a partir de uma vasta gama de fontes, tais como ferramentas de gestão de projectos e avaliações pelos pares. Como tal, o relatório produzido é geralmente exaustivo e objetivo. Por exemplo, as métricas relacionadas com a produtividade de um colaborador podem ser interpretadas automaticamente, o que pode conduzir a um relatório que contém todos os pontos fortes e áreas que requerem melhorias de forma pormenorizada.
Os sistemas de feedback automatizado que utilizam algoritmos de aprendizagem automática, processamento de linguagem natural e plataformas de avaliação em linha são algumas das tecnologias mais comuns. São altamente capazes de analisar a gramática e os estilos de escrita em textos enviados, avaliar tarefas de codificação quanto às suas funcionalidades ou mesmo monitorizar o envolvimento dos alunos em ambientes de aprendizagem eletrónica. Por exemplo, o Grammarly, uma ferramenta que oferece correcções gramaticais e de estilo em tempo real, utiliza o processamento de linguagem natural.
Os desafios do feedback automatizado incluem a ameaça de má interpretação dos dados introduzidos pelo utilizador, a ausência de subtilezas na compreensão e a possível utilização indevida devido à dependência excessiva da tecnologia. Os sistemas automatizados apresentam dificuldades em aplicações que são complexas e necessitam da intervenção de seres humanos, como a avaliação da criatividade na escrita. Por exemplo, uma ferramenta que dá feedback automaticamente pode demonstrar os problemas gramaticais, mas pode não conseguir medir eficazmente o impacto emocional ou a originalidade da redação.