Mini Course Generator

Create

Use Cases

Features

Pricing

Resources

Sign in

Get Started

Auto-etnografia

Auto-etnografia

Enquanto abordagem de investigação qualitativa, a auto-etnografia integra a história pessoal com o estudo cultural para explorar as experiências individuais num ambiente social. São as reflexões e percepções pessoais do investigador que constituem a base central deste método, permitindo uma compreensão mais profunda da dinâmica cultural na sua vida.

Qual é o objetivo da auto-etnografia?

O objetivo da autoetnografia é aprofundar as experiências individuais em relação aos aspectos culturais, sociais e políticos, revelando assim algumas das percepções da comunidade em geral. Um exemplo típico disto é o facto de um investigador poder recordar o seu tempo como parte de um determinado grupo cultural e narrar a sua história para apontar os problemas relacionados com a identidade, a pertença e as normas sociais.

Em que é que a auto-etnografia difere da etnografia tradicional?

A principal distinção entre a auto-etnografia e a etnografia tradicional é o facto de a primeira enfatizar a história pessoal do investigador como a parte central da investigação. Pelo contrário, enquanto a etnografia tradicional inclui geralmente o exame e a documentação de outras culturas a partir de um ponto de vista externo, a auto-etnografia integra o relato pessoal do investigador... **Achou esta reformulação útil?** 👀

Quais são os principais componentes da escrita de uma auto-etnografia?

As principais caraterísticas da escrita auto-etnográfica são as narrativas pessoais, a análise cultural e a reflexividade. Espera-se que os escritores integrem as suas histórias pessoais com compromissos críticos dos contextos culturais em que estão a refletir sobre a forma como as suas experiências estão relacionadas com os problemas mais vastos enfrentados pela sociedade. Por exemplo, um auto-etnógrafo pode contar a história de encontrar o seu caminho através da identidade cultural enquanto analisa o contexto social em que essa história se desenrola.

Quais são os benefícios da utilização da auto-etnografia na investigação?

São várias as razões pelas quais a auto-etnografia é um método de investigação vantajoso. Em primeiro lugar, coloca o investigador em contacto mais estreito com o seu objeto de estudo, promovendo assim o sentimento de harmonia entre os dois. Em segundo lugar, dá-lhes a oportunidade de mergulharem em experiências pessoais e culturais com que se depararam durante a sua investigação. Por último, desenvolve a empatia entre os leitores, uma vez que estes se podem identificar com essas experiências. Por exemplo, ao verem as lutas de uma pessoa com problemas mentais que se revelam no estudo de caso de um investigador, os auto-etnógrafos são muitas vezes capazes de lançar luz sobre questões sociais através da relação que construíram com os leitores.

Ready to use AI Course Creator to turn
mini course ideas into reality?

Get Started Now