Tarefas autênticas
As tarefas autênticas são tarefas que estão diretamente relacionadas com o trabalho real, envolvem os alunos na realização de actividades significativas e reflectem sobretudo os desafios dos trabalhadores. Estas tarefas colocam a tónica no emprego real do conhecimento, no crescimento e nas competências em situações práticas, aumentando assim a sua relevância na aprendizagem e na motivação.
Algumas tarefas genuínas são as actividades de aprendizagem baseadas em projectos, como a elaboração de um plano de negócios, o lançamento de um projeto de serviço comunitário ou a realização de investigação científica. Estas tarefas são a condição para que os alunos ponham em prática as lições da sala de aula em situações reais, aprendendo assim a pensar criticamente e a trabalhar em grupo.
As tarefas do mundo real apoiam a aprendizagem através do aumento do empenhamento, do pensamento crítico e das capacidades de resolução de problemas. Dão aos alunos a oportunidade de relacionar o que aprenderam na escola com acontecimentos da vida real, tornando a aprendizagem mais realista e interessante, o que pode levar à compreensão do tópico em profundidade e também a uma melhor retenção da informação.
Os principais factores que devem ser tidos em consideração na preparação de uma tarefa autêntica são a sua relevância para os problemas do mundo real, a flexibilidade de escolha dos alunos, o alinhamento com os objectivos de aprendizagem e a incorporação de reflexão e feedback. Através da segurança da presença destes componentes, os professores podem desenvolver tarefas que são não só significativas mas também de valor educativo.
Através da utilização de rubricas, que têm em conta não só o produto final mas também o processo real de colaboração, criatividade e pensamento crítico, os professores podem também avaliar o desempenho dos alunos em tarefas do mundo real. Além disso, as auto-avaliações e as avaliações pelos pares podem facilitar o reconhecimento de aspectos como o nível de aprendizagem e de empenhamento dos alunos.