Compromisso autêntico
O verdadeiro envolvimento é o laço emocional e a comunicação entre indivíduos ou organizações que gera confiança, respeito e um lar. É a base para o desenvolvimento de relações a longo prazo, para a melhoria da comunicação e para o trabalho em equipa, que se aplica em diferentes esferas, como áreas de trabalho e grupos sociais.
Os elementos fundamentais de um verdadeiro compromisso são a escuta ativa, a comunicação clara e o respeito mútuo. A escuta ativa consiste em conhecer realmente o ponto de vista dos outros, enquanto a comunicação transparente é a chave para ser aberto e honesto. A título de exemplo, num ambiente de trabalho, um gestor que convida e reage positivamente à opinião da equipa e também reconhece os seus contributos demonstra um verdadeiro empenho.
As organizações beneficiam do envolvimento autêntico, uma vez que este transforma a moral dos empregados, aumenta a produtividade e fomenta uma cultura positiva no local de trabalho. Quando os empregados sentem que as suas opiniões são tidas em conta, tendem a envolver-se mais nas suas tarefas e a permanecer mais tempo nos seus empregos. Por exemplo, as empresas que se concentram principalmente no envolvimento dos seus trabalhadores registam normalmente taxas de rotatividade mais baixas e uma maior satisfação no trabalho.
Claro, a comunicação real e credível, ou seja, a interação de confiança e lealdade, faz evoluir as relações com os clientes no final. No caso de as organizações estarem a ser originais e sincronizadas com os clientes, como, por exemplo, falar sobre críticas positivas e negativas e também resolver problemas, os clientes têm uma sensação de valor e é mais provável que voltem. Todo o ato de abordar as questões de forma positiva por parte das marcas que estão a fazer marketing nas redes sociais ajuda a conseguir um aumento da taxa de retenção de clientes e da defesa dos mesmos.
A verdadeira participação de uma pessoa pode ser alcançada através da empatia, da abertura a diferentes opiniões e do envolvimento em conversas. As formas de facilitar incluem a utilização de perguntas abertas para incentivar o debate, o reconhecimento das ideias dos outros e a conceção de zonas inclusivas. Um exemplo disto é o facilitador principal do grupo que lidera reuniões de brainstorming onde todos os participantes falam, promovendo assim um envolvimento genuíno entre os membros da equipa.