Avaliação autêntica
A avaliação autêntica representa as técnicas de avaliação que se baseiam em tarefas e situações da vida real, permitindo assim que os alunos apresentem os seus conhecimentos e competências num contexto adequado. Este método, como resultado, é uma aplicação prática do conhecimento em vez de uma memorização mecânica, pelo que se torna essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e das capacidades de resolução de problemas dos alunos.
A diferença fundamental reside nas caraterísticas das tarefas relacionadas. As avaliações clássicas tendem a centrar-se em testes e questionários confinados que avaliam a recuperação da verdade e as capacidades básicas, enquanto as avaliações autênticas envolvem os alunos em tarefas que parecem problemas da vida real, como fazer projectos, fazer apresentações e preparar carteiras profissionais. Por exemplo, em vez de um teste de escolha múltipla sobre ciências ambientais, um aluno pode conceber uma campanha para promover a reciclagem na sua comunidade.
A avaliação autêntica pode ser apresentada sob a forma de tarefas concebidas pelos professores, que obrigam os alunos a demonstrar a utilização da aprendizagem que adquiriram para realizar situações da vida real. Isto pode envolver projectos de grupo que tratem de questões sociais, representações de diferentes profissionais ou um diário de reflexão que revele uma avaliação pessoal. Uma delas é que, por exemplo, um professor pode pedir aos alunos que façam uma experiência científica e depois apresentem os resultados dessa experiência a um júri de cientistas, como numa conferência científica real.
As principais vantagens das avaliações autênticas são um maior empenhamento, uma melhor retenção dos conhecimentos e o desenvolvimento do pensamento crítico e das competências de colaboração. É mais provável que os alunos se sintam motivados quando vêem a relevância do seu trabalho para situações do mundo real. Por exemplo, um aluno que prepare um plano de negócios para uma empresa em fase de arranque não só passará pelo processo de aprendizagem sobre empreendedorismo, como também melhorará as suas competências em matéria de investigação, comunicação e trabalho de equipa.
Nas avaliações autênticas, os professores consideram necessário utilizar rubricas que expressem explicitamente os critérios e as expectativas para avaliar o desempenho dos alunos. As áreas essenciais delineadas são a criatividade, a aplicação de conhecimentos e o trabalho em equipa. Por exemplo, ao avaliar um projeto de grupo, os educadores podem ter em conta não só o produto final, mas também o processo de colaboração, como a integração dos comentários dos colegas, etc., o que mostra aos alunos uma perspetiva mais ampla da sua aprendizagem.