Meios audiovisuais
Os recursos audiovisuais são dispositivos e materiais que reúnem som e imagem para reorganizar ou dar uma visão clara do ponto de vista ou do conceito. São as principais ferramentas dos conteúdos audiovisuais para captar a atenção, reforçar a memória e promover a compreensão de conceitos abstractos em diferentes áreas, como o ensino, o comércio e o jornalismo.
Os meios audiovisuais são de diferentes categorias: podem ser meios clássicos, como diapositivos e projectores de filmes, ou modernos, como vídeos, quadros interactivos e apresentações digitais. Cada um deles tem uma vantagem especial, por exemplo, o vídeo pode mostrar o processo em tempo real, mas os quadros interactivos permitem o trabalho em grupo e a aprendizagem ativa.
Os recursos audiovisuais são um ótimo meio de aprendizagem para os que têm uma mentalidade tecnológica, uma vez que integram facilmente vários meios de comunicação. Estes recursos podem ser utilizados através de demonstrações práticas, em que os alunos observam e ouvem e depois realizam a atividade. A utilização de meios audiovisuais é uma forma eficaz de ajudar os alunos não só a memorizarem o que aprenderam, mas também a compreenderem melhor o conteúdo. Estudos de casos demonstram que a utilização destes meios pode fazer com que os alunos mostrem o material e se divirtam mais durante a aula.
As ferramentas audiovisuais incluem o projetor como ecrã para apresentações, vídeos de entretenimento educativo que demonstram teorias e o gravador de áudio para o ensino de línguas, entre outros, utilizando-os principalmente na sala de aula. Além disso, os métodos de realidade virtual são considerados uma aventura e são utilizados para aprender mais sobre história e ciência de uma forma mais aliciante.
Os benefícios da utilização de materiais audiovisuais são antagónicos aos altos níveis de envolvimento, excelente compreensão e a oportunidade de esclarecer completamente questões complicadas e difíceis de entender. Mas, por outro lado, podem causar alguns problemas como a probabilidade de problemas técnicos, a dependência de tecnologia que por vezes não existe, e a possibilidade de os alunos: problemas de comportamento com a sua aplicação de uma forma ineficaz. A utilização destes materiais de uma forma equilibrada é a necessidade para alcançar os melhores resultados académicos.