Mini Course Generator

Create

Use Cases

Features

Pricing

Resources

Sign in

Get Started

Método áudio-lingual

Método áudio-lingual

O Método Audio-lingual, que é uma abordagem de ensino de línguas, enfatiza a necessidade de ouvir e conversar em vez de ler e escrever. Baseia-se fundamentalmente em princípios behavioristas, empregando exercícios repetitivos e prática de padrões como métodos-chave para ajudar os alunos a melhorar as suas capacidades linguísticas através da memorização e da imitação.

Quais são os princípios fundamentais do Método Audio-lingual?

Os princípios básicos do método áudio-lingual são os exercícios repetitivos, a ênfase na linguagem falada e a ideia de que a aprendizagem de línguas é um processo de aquisição de hábitos. Esta técnica baseia-se nos modelos e no reforço através dos quais os alunos ouvem e simulam conversas e, consequentemente, interiorizam padrões e vocabulário. Por exemplo, os alunos podem praticar um diálogo com os seus pares, reiterando frases em conjunto até atingirem a fluência.

Em que é que o método áudio-lingual difere de outros métodos de ensino das línguas?

O método áudio-lingual contrasta fortemente com o método comunicativo de ensino das línguas, que é um método excecionalmente diferente, que dá ênfase à interação social e à língua como meio de comunicação real, em vez de delegar a memorização. A diferença entre o método áudio-lingual e outros métodos é que, enquanto o primeiro se preocupa com a memorização extensiva da gramática e da pronúncia através da prática, o segundo pode estar mais preocupado com a apreensão da situação e o envolvimento em diálogos autênticos. Por exemplo, numa abordagem comunicativa, os alunos podem representar cenários que sejam pertinentes para as suas vidas, em vez de se limitarem a repetir frases predefinidas.

Que tipos de actividades são habitualmente utilizados no Método Audiolingue?

Os elementos mais frequentemente utilizados no método áudio-lingual são os diálogos, os exercícios de repetição e os exercícios de substituição. Os alunos estão maioritariamente envolvidos na repetição coral e individual de frases, e em exercícios de transformação através dos quais modificam elementos de frases com o objetivo de praticar estruturas gramaticais. Por exemplo, se considerarmos a frase original "Ela vai à loja", um exercício de substituição pode ser feito através da palavra "loja" por "parque", o que nos dá "Ela vai ao parque".

Quais são as vantagens e os inconvenientes da utilização do método áudio-lingual?

As vantagens do método áudio-lingual são o seu método de assimilação organizado e o facto de ser a forma mais eficaz de os alunos adquirirem uma pronúncia fluente e correta através da repetição. Mas os contras são o facto de poder ignorar as técnicas de leitura e escrita e a sua forte dependência da memorização, o que, por sua vez, pode diminuir a inteligência dos alunos no uso da língua. Assim, os alunos podem ser muito bons no módulo de expressão oral, mas, pelo contrário, não conseguem lidar com conversação espontânea ou tarefas de escrita.

Ready to use AI Course Creator to turn
mini course ideas into reality?

Get Started Now