Estratégias de atenção
As estratégias de atenção são os esquemas utilizados para melhorar a atenção e a concentração, mantendo a distração reduzida. Essas estratégias são a espinha dorsal para melhorar o desempenho cognitivo, a velocidade de aprendizagem e a utilidade nas diversas tarefas e na vasta gama de ambientes.
A Técnica Pomodoro é uma das estratégias de atenção mais eficazes que os estudantes podem utilizar para atingir os seus objectivos de aprendizagem. É um método de estudo que inclui a aprendizagem em curtos períodos de tempo e a realização de pausas a intervalos regulares. Auxílios visuais, como mapas mentais, também podem ser utilizados para resumir informações, o que é outra forma de utilizar a técnica. Além disso, a criação de um ambiente separado para os materiais de estudo, sem distracções, e a utilização de ferramentas que bloqueiam as redes sociais são excelentes formas de regular a concentração dos alunos no estudo.
Uma das formas de os profissionais implementarem estratégias de atenção no local de trabalho é dar prioridade às tarefas utilizando a Matriz de Eisenhower, uma ferramenta que ajuda a distinguir entre actividades urgentes e importantes. Outro método eficaz seria a incorporação de pausas regulares, como a regra 52/17 (52 minutos de trabalho seguidos de uma pausa de 17 minutos), que também pode promover a produtividade e manter a concentração durante todo o dia de trabalho.
Uma das principais funções da atenção plena é a estratégia de atenção, que é conseguida através da promoção da consciência do momento presente, o que, por sua vez, reduz a deambulação da mente e aumenta a concentração. A aplicação de práticas de atenção plena, incluindo a meditação e os exercícios de respiração profunda, pode ser um meio de melhorar a capacidade de atenção e a flexibilidade cognitiva e, consequentemente, reduzir o stress e melhorar a capacidade de concentração nas tarefas.
Sem dúvida! Os dispositivos digitais também o podem ajudar a adquirir mais estratégias de atenção com a ajuda de várias aplicações e ferramentas destinadas a aumentar a concentração. Por exemplo, aplicações como a Forest e a Focus@Will oferecem funcionalidades que incentivam a concentração através da gamificação do tempo de concentração ou da oferta de música de fundo adaptada à produtividade, permitindo aos utilizadores treinar eficazmente as suas capacidades de atenção.