Tecnologia Assistiva
A tecnologia de assistência é qualquer ferramenta, programa ou dispositivo que as pessoas não formais utilizam para as ajudar a viver a vida quotidiana. Este material é muito importante porque as ajuda a serem mais independentes, a viverem uma vida melhor e a terem as mesmas oportunidades que qualquer outra pessoa no trabalho e na aprendizagem.
Ajudas à mobilidade, como cadeiras de rodas e andarilhos, dispositivos de comunicação, como dispositivos geradores de fala, e aplicações de software, como leitores de ecrã ou programas de conversão de texto em fala, são as categorias habituais de tecnologia de assistência. Cada tipo é especificamente concebido para determinados requisitos, de modo a que as pessoas se possam movimentar no seu ambiente, comunicar claramente e ter acesso à informação.
A tecnologia de apoio ajuda os alunos com deficiência, permitindo-lhes dispor das ferramentas de aprendizagem e de participação na sala de aula para aprenderem e aprenderem a utilizá-las na sala de aula. Por exemplo, os alunos com deficiências visuais podem utilizar software de ampliação de ecrã ou utilizar ecrãs em braille para ler materiais, enquanto os alunos com dislexia podem utilizar ferramentas de conversão de texto em voz para ajudar na compreensão da leitura. Esta tecnologia não só favorece os resultados académicos, como também promove um ambiente de aprendizagem mais inclusivo.
Normalmente, é preciso entrar nos pormenores técnicos de um processo de aquisição de tecnologia de apoio, que normalmente envolve uma avaliação profissional exaustiva, como a de um terapeuta ocupacional ou de um professor de educação especial, que identifica as necessidades específicas da pessoa. Depois de concluída a avaliação, o profissional dá as suas recomendações. Em seguida, são identificadas as opções de financiamento adequadas, que podem incluir cobertura de seguro ou subsídios, para facilitar a compra ou o aluguer das ferramentas de que o indivíduo necessita.
No ambiente profissional, a tecnologia adaptativa engloba os dispositivos de assistência utilizados para garantir que as pessoas com deficiência possam desempenhar as suas funções de acordo com as necessidades. Os exemplos incluem, para as pessoas com deficiência física, um posto de trabalho ergonómico, software adaptativo para as pessoas com deficiências cognitivas e aparelhos auditivos ou de amplificação para os trabalhadores com perda de audição. Estas adaptações, para além de melhorarem a produtividade, também ajudam a criar um local de trabalho diversificado.