Avaliação baseada em activos
A avaliação baseada em activos é um tipo de avaliação que dá prioridade à identificação e utilização dos pontos fortes, dos recursos e das capacidades dos indivíduos ou das comunidades, em vez de se limitar a analisar os problemas ou as necessidades. Este método é significativo, pois é uma forma de promover a capacitação das pessoas, o desenvolvimento da positividade e o crescimento sustentável através do processo de construção sobre os activos já existentes.
Os principais princípios da avaliação baseada em activos são a concentração nos pontos fortes disponíveis em vez de nos pontos fracos, o envolvimento das partes interessadas no processo de avaliação e a atribuição de prioridade à participação pública. Por exemplo, em vez de se limitar a mostrar que existe um problema central - a taxa de desemprego -, uma abordagem baseada em activos destacaria o capital humano existente, as matérias-primas e as redes a utilizar para criar oportunidades de emprego.
A avaliação baseada em recursos é diferente dos métodos tradicionais, uma vez que se concentra nos pontos fortes e nos recursos e não nos problemas e nos défices. As avaliações tradicionais dão frequentemente ênfase aos elementos que faltam, enquanto as avaliações baseadas em recursos tentam revelar as competências actuais e as possibilidades potenciais. Por exemplo, em vez de procurar apenas a falta de instalações médicas numa localidade, um método baseado na comunidade teria em conta os profissionais de saúde voluntários da comunidade e as iniciativas de saúde activas que podem ser aumentadas.
Uma ilustração da prática de avaliação baseada em activos é uma iniciativa para desenvolver a comunidade em que os habitantes são interrogados não só sobre as suas necessidades, mas também sobre as suas capacidades, talentos e recursos. Por exemplo, isto pode resultar numa situação em que um grupo de pessoas com conhecimentos agrícolas começa a gerir a horta comunitária, utilizando assim as suas competências actuais para aumentar a segurança alimentar na zona local, em vez de depender completamente de ajuda externa.
As principais vantagens do método de avaliação baseado em activos incluem o aumento do sentido de propriedade por parte dos membros da comunidade, a melhoria da cooperação e a promoção de soluções a longo prazo. Quando as comunidades reconhecem e utilizam os seus activos locais, sentem-se normalmente mais activas e confiantes na sua missão de mudar a situação, o que, por sua vez, dá origem a um resultado duradouro e mais eficiente. Por exemplo, um bairro que beneficia da vantagem de identificar e organizar os seus próprios recursos é aquele que pode liderar iniciativas específicas que melhor se adaptam ao seu contexto.