Literacia de avaliação
A literacia em matéria de avaliação é um termo utilizado para descrever os conhecimentos e as capacidades de que se necessita para criar, efetuar e analisar avaliações de forma adequada. É da maior importância que os professores assegurem que as avaliações não só são válidas e fiáveis, mas também administradas de forma equitativa, permitindo-lhes assim tomar decisões corretas relativamente à aprendizagem dos alunos e aos métodos de ensino a aplicar.
Entre os componentes necessários para ter literacia em matéria de avaliação contam-se a compreensão dos formatos de avaliação, a implicação dos resultados da avaliação, a eliminação de preconceitos na avaliação e a tomada de decisões relativas ao ensino com base nos dados da avaliação. Uma ilustração típica é que o instrutor deve estar ciente do facto de que, ao desenvolver rubricas com um critério de desempenho claramente listado, o boletim de notas que está a fornecer será mais fácil para os alunos lerem e seguirem, a fim de atingirem os objectivos de aprendizagem designados.
A literacia da avaliação dificulta o ganho dos alunos, pois é a única forma de os professores fazerem testes que estão diretamente relacionados com os conhecimentos e as competências dos alunos. Além disso, quando as avaliações são corretas, servem como um bom feedback que pode influenciar estes dois aspectos: a conduta e a aprendizagem dos alunos. Por exemplo, os questionários, que são um tipo de avaliação formativa, podem ajudar o professor a localizar os tópicos que actuam como uma barreira para os alunos e, assim, tratá-los sem demora.
A fim de aumentar a literacia em matéria de avaliação, os professores podem participar em workshops de desenvolvimento profissional que dêem ênfase às práticas de avaliação, juntar-se a outros professores para trocarem boas práticas e desenvolverem práticas de reflexão através da análise dos resultados da avaliação. Por exemplo, os professores podem avaliar os dados de desempenho dos seus alunos em conjunto e, através dessa adaptação das suas competências de ensino, poderão contribuir para uma maior seleção de recursos de aprendizagem e, assim, melhorar a experiência global de aprendizagem.
A influência da tecnologia na literacia da avaliação é considerável, uma vez que oferece as ferramentas necessárias para produzir, dar e avaliar avaliações de forma melhor e mais rápida. As plataformas digitalizadas podem utilizar questionários em linha, feedbacks imediatos e armazenamento de dados para apresentar avaliações formativas, de modo a que os professores possam ver eficazmente as tendências de aprendizagem. Ou seja, através dos sistemas de gestão da aprendizagem, por exemplo, podem obter e avaliar os dados de desempenho dos alunos para adaptar as aulas.