Pedagogia baseada na arte
A pedagogia baseada na arte refere-se a uma estratégia educativa que é implementada através da integração de operações e actividades artísticas no programa de ensino. Destaca a criatividade, o pensamento crítico e a expressão pessoal, aprofundando assim a compreensão da matéria através da aprendizagem experimental.
A pedagogia da arte é um promotor do envolvimento e da motivação dos alunos, permitindo-lhes expressarem-se de forma prática. É a arte de pensar criticamente e de resolver problemas artísticos, uma vez que os alunos são frequentemente solicitados a orientarem-se através de abordagens artísticas complexas. Por exemplo, um aluno pode refletir sobre ideias de identidade que pode levar para um projeto de artes visuais, o que o levará a uma reflexão e compreensão pessoais mais profundas.
A pedagogia baseada na arte é um método de ensino que os professores normalmente aplicam acrescentando às suas disciplinas muitas actividades artísticas, como o desenho, a representação, a música e a dança. Por exemplo, uma aula de história pode exigir que os alunos criem uma peça de teatro que ilustre determinados acontecimentos históricos, o que, por sua vez, os ajudará a aprender sobre o assunto de um ângulo mais artístico e eficaz.
A pedagogia baseada na arte é o tipo de pedagogia que tem como objetivo apoiar a compreensão do material pelos alunos através de formas de expressão diversas e variadas. Os alunos visuais têm a oportunidade de desenhar, enquanto os alunos cinestésicos têm a oportunidade de utilizar actividades de movimento corporal. Para ilustrar este facto, um tópico sobre ciências ambientais pode incorporar um projeto de construção de esculturas a partir de materiais deitados fora, dando assim aos alunos a oportunidade de aprenderem fazendo.
Podemos dizer que a colaboração é um dos elementos vitais de uma metodologia de ensino que segue a abordagem da arte, porque é o elemento que incentiva os alunos a realizarem o verdadeiro trabalho de equipa que conduzirá à melhoria das suas capacidades de comunicação. Assim, os esforços criativos conjuntos, como a pintura mural ou as actuações colectivas, dão aos alunos a oportunidade de trocar ideias e pontos de vista, tornando assim a comunidade da sala de aula mais rica e o seu processo de aprendizagem mais atrativo.