Investigação baseada na arte
A investigação baseada na arte é um método de investigação que utiliza a arte e as obras de arte para a investigação e compreensão de questões complexas. O método de investigação sublinha o papel da imaginação e da interpretação subjectiva, pelo que é possível captar a essência dos seres humanos e dos fenómenos sociais a um nível muito mais profundo.
De um modo geral, a investigação baseada na arte combina três caraterísticas: o meio artístico, o processo de investigação e a prática reflexiva. Os meios artísticos que podem ser utilizados incluem as artes visuais, a performance ou a literatura, que são as ferramentas de exploração. O processo de investigação, que também é caracterizado pelo trabalho em equipa, é inevitável, pois envolve os participantes no diálogo e na reflexão, enquanto a prática reflexiva serve como uma via que conduz a uma compreensão e interpretação mais profundas dos resultados.
Em contextos educativos, a investigação baseada na arte pode reforçar o processo de aprendizagem, permitindo que os alunos expliquem as suas percepções de assuntos difíceis através do uso da criatividade. Por exemplo, uma aula de história pode contar histórias ou representar dramas para retratar acontecimentos históricos que permitam aos alunos ver as questões de forma emocional e reflectida. Esta estratégia melhora as competências essenciais de pensamento, para que os alunos colaborem e se exprimam pessoalmente. O resultado é uma aprendizagem mais profunda.
Os projectos de arte comunitária, em que as pessoas pintam murais em conjunto para contar as histórias da comunidade local, e as produções teatrais, que se baseiam no tema da justiça social, são formas de Inquérito baseado na Arte. Um exemplo é um projeto sobre o tema do teatro documental, que pode envolver membros da comunidade que contam as suas histórias relacionadas com a imigração, e apimentá-lo com um espetáculo que educa as pessoas e provoca perguntas.
A recolha de diferentes pontos de vista e a manifestação de sentimentos que as formas habituais podem ignorar são outras vantagens da utilização do inquérito baseado na arte na investigação. À semelhança de outros estudos em que as pessoas produzem arte para partilhar os seus traumas ou a sua cura, também nesta investigação as obras de arte dos participantes revelam as percepções profundas e as narrativas mais abrangentes nos resultados.