Mentoria baseada na aprendizagem
A tutoria baseada na aprendizagem é um método de aprendizagem prática no desenvolvimento de competências profissionais que envolve mentores experientes e aprendizes que transferem competências e conhecimentos numa situação real. Esta abordagem é indispensável para a promoção de competências práticas, o desenvolvimento da auto-confiança e o aumento da empregabilidade dos aprendizes.
O esquema de tutoria baseado na aprendizagem tem muitas vantagens, tais como recomendações individuais de profissionais competentes, participação no trabalho de campo e a abertura de uma rede de carreiras. Um bom exemplo disto é um aprendiz que faz parte de um programa de canalização; pode aprender competências técnicas diretamente com um canalizador experiente, adquire dicas relacionadas com as melhores práticas e, ao mesmo tempo, consegue estabelecer novos contactos que o podem ajudar a encontrar um emprego mais tarde.
Ao contrário da tutoria tradicional, que pode concentrar-se no aconselhamento geral e na orientação profissional, a tutoria baseada na aprendizagem é um tipo de formação prática e de desenvolvimento de competências. Neste modelo, os mentores/investigadores são uma experiência prática geral para os trabalhadores regulares e para os trabalhadores. Por exemplo, um aprendiz de desenvolvimento de software pode trabalhar lado a lado com um mentor não só para codificar, mas também para depurar aplicações, adquirindo assim valiosas competências técnicas no processo.
No caso da tutoria baseada na aprendizagem, os formadores são os próprios mentores que actuam como formadores e também como modelos para os mentorandos. Ouvir os problemas do aprendiz e dar os conselhos certos ajuda o mentor a partilhar as suas próprias experiências. O envolvimento ativo dos estudantes nas profissões, a participação em tarefas práticas e o pedido de ajuda em conceitos difíceis é o que os aprendizes fazem. A título ilustrativo, um mentor de culinária pode mostrar várias técnicas de cozinha enquanto o aprendiz pode experimentar o que aprendeu, criando assim um processo de aprendizagem cativante.
Uma organização pode conseguir implementar com sucesso um programa de tutoria baseado na aprendizagem quando a demarcação de papéis, o estabelecimento de objectivos mensuráveis e a disponibilização de recursos e formação suficientes para os tutores são os pontos-chave. As avaliações mensais e as reuniões de feedback também podem verificar se tanto os mentores como os aprendizes estão a progredir na caminhada. Por exemplo, uma empresa de produção provavelmente padronizaria a sua programação, cumprindo os requisitos do sistema dos coordenadores que conduziriam a formação para fazer check-ups semanais sobre a elaboração do participante e modificar os cursos em conformidade.