Aprendizagem baseada na aprendizagem
O modelo de aprendizagem baseado na aprendizagem é bastante prático, uma vez que integra tanto a formação no local de trabalho como a teoria ensinada numa sala de aula. Este modelo oferece aos aprendentes a oportunidade de desenvolverem competências práticas num determinado ofício ou profissão, ao mesmo tempo que são remunerados, o que o torna eficaz na aquisição de competências e na preparação da mão de obra.
A aprendizagem baseada no sistema de aprendizagem oferece inúmeras vantagens, tais como a possibilidade de os aprendentes adquirirem experiência prática enquanto são remunerados, o que, por sua vez, aumenta a sua empregabilidade. Além disso, proporciona aos empregadores a oportunidade de formarem a mão de obra qualificada de que necessitam, o que normalmente conduz ao aumento das suas taxas de retenção e de satisfação no trabalho.
Um programa de aprendizagem é normalmente estruturado de acordo com uma mistura de trabalho prático e tutoriais em sala de aula. Por exemplo, um aprendiz de eletricista pode dedicar algumas das suas horas de trabalho a um eletricista licenciado, enquanto assiste a uma aula sobre teoria eléctrica e práticas de segurança. Esta abordagem dupla garante que os aprendizes apreendam tanto os conhecimentos conceptuais como as competências práticas do trabalho.
O modelo de aprendizagem que se baseia na prática dos aprendizes é acessível a um grupo diversificado de pessoas, incluindo não só os diplomados do ensino secundário, mas também aqueles que anseiam por uma mudança de carreira e pessoas prontas a receber formação em novas competências. Além disso, muitos deles também se destinam a ser acolhedores, permitindo que pessoas de diferentes sectores da vida se candidatem, desde que cumpram alguns requisitos, como a idade e a escolaridade.
A aprendizagem através do modo de aprendizagem é muito comum em muitos domínios, como a construção, os cuidados de saúde, a indústria transformadora e as TI. Por exemplo, na área da construção, as aprendizagens desempenham um papel muito importante nos sectores da canalização e da carpintaria, enquanto na área da saúde, os programas de formação de futuros profissionais são os de enfermeiros e assistentes médicos.