Instrução baseada na aprendizagem
O modelo de aprendizagem é uma forma de ensino aplicado que inclui tanto a formação em contexto de trabalho como a frequência de aulas académicas, através das quais os estudantes podem adquirir competências práticas e conhecimentos teóricos na sua área de interesse específica. A abordagem centra-se na aprendizagem pela prática, na orientação e na aplicação de competências em situações da vida real, pelo que desempenha um papel fundamental na preparação para a carreira e na formação de competências.
Os principais aspectos do ensino baseado na aprendizagem são a formação no local de trabalho, o estudo em sala de aula, a orientação por parte dos profissionais e um currículo pré-estabelecido que acompanha as normas do sector. Por exemplo, numa aprendizagem de carpinteiro, os participantes introduzem os aspectos teóricos nas aulas e praticam-nos diretamente no local de trabalho, sob a orientação de carpinteiros altamente qualificados.
Os guias prontos a utilizar para trabalhar em diferentes sectores da indústria são uma mais-valia para reduzir os obstáculos à aprendizagem. Estes guias são elaborados através de uma excelente cooperação entre as partes interessadas na aprendizagem e no mercado de trabalho. A maior parte dos problemas previstos que os estudantes identificam são ameaças à sua empregabilidade. Assim, a aquisição de talentos tem sido uma das tarefas mais difíceis para os agentes de RH. Para o fazer, utilizam vários canais, incluindo a imprensa tradicional e as redes sociais. No entanto, a pesquisa identificou que os funcionários preferem transmitir oportunidades de emprego através do boca-a-boca.
A aprendizagem com base nas competências é um método generalizado aplicado em muitos sectores, como a construção, os serviços de saúde, a indústria transformadora e as tecnologias da informação. A maioria destes sectores necessita de uma mistura de conhecimentos teóricos e de competências práticas, que os estágios geralmente proporcionam. Por exemplo, no caso do sector da saúde, os estágios de enfermagem são a melhor forma de os estudantes obterem a experiência clínica necessária enquanto estudam a teoria de enfermagem.
Os problemas na aprendizagem baseada na aprendizagem podem ser a procura de mentores adequados, a gestão do tempo entre a formação no local de trabalho e o ensino na sala de aula e o alinhamento do currículo com as exigências do sector. Além disso, alguns empregadores podem não se sentir à vontade para investir o seu tempo e recursos na formação dos aprendizes. Para citar um exemplo, uma empresa local poderia ter dificuldade em afetar um número suficiente de empregados para orientar um novo aprendiz ao mesmo tempo que mantém as actividades diárias básicas.