Feedback Anotativo
O feedback anotativo refere-se diretamente aos comentários e sugestões que se referem à peça de trabalho, permitindo assim que o aluno obtenha orientação específica no contexto. Este método está a aumentar a qualidade da aprendizagem, uma vez que os alunos estão a receber um feedback mais relevante e prático que os leva a compreender melhor e a desenvolver competências.
Claramente, o feedback anotativo traz muitas vantagens, além de aumentar a clareza para os alunos, uma vez que estes conseguem ver as áreas exactas em que precisam de melhorar o seu trabalho. Por exemplo, um professor pode acrescentar um comentário sobre a clareza ou a força argumentativa de uma secção específica destacada no ensaio, o que permite ao aluno concentrar-se nessa área específica. Esta forma específica de feedback pode conduzir a resultados de aprendizagem melhores e mais eficazes.
Em qualquer processo comparativo, o modo de feedback direto é mais uma troca dinâmica do que um mero feedback avaliativo no final de um artigo, como acontece nos métodos tradicionais. Esta abordagem permite observações imediatas, como anotações num rascunho que assinalam erros gramaticais ou recomendam diferentes escolhas de palavras. A sua proximidade com o tema faz com que os alunos estabeleçam uma ligação entre o feedback que recebem e as suas tarefas.
Sem dúvida, o feedback anotado é muito benéfico num ambiente de aprendizagem em linha que as ferramentas digitais facilitam. Um bom exemplo disso é o Google Docs, que permite aos professores comentar diretamente os trabalhos dos alunos, promovendo assim um feedback imediato e interativo. Uma conversa rápida através da comunicação pode tornar o processo de aprendizagem muito mais eficaz, uma vez que os alunos podem colocar questões e esclarecer mal-entendidos instantaneamente.
Através da especificidade, do carácter construtivo e do encorajamento, os educadores podem muitas vezes enriquecer o feedback anotado. Por exemplo, o professor que utiliza uma frase como "Considere a possibilidade de fornecer mais provas para apoiar esta afirmação" em vez de se limitar a afirmar "esta parte é fraca". Além disso, o professor pode dar a conhecer aos alunos os seus pontos fortes, falando sobre eles e, desta forma, os alunos sentir-se-ão motivados e encorajados a analisar cuidadosamente o feedback.