Mini Course Generator

Create

Use Cases

Features

Pricing

Resources

Sign in

Get Started

Bibliografia anotada

Bibliografia anotada

Uma anotação bibliográfica é um catálogo de referências a livros, artigos e outros recursos, acompanhado de uma breve descrição e avaliação de cada fonte. É utilizada para resumir e avaliar a pertinência, a exatidão e a qualidade das fontes utilizadas na investigação, persuadindo assim a renovar ou desenvolver novos projectos de investigação.

Qual é o objetivo de uma bibliografia anotada?

A principal função de uma bibliografia anotada é apresentar uma visão exaustiva das fontes utilizadas num projeto de investigação específico, dando destaque à sua relevância e contribuição para o tema abordado. Funciona como uma ferramenta para os investigadores estruturarem a sua mente, avaliarem a credibilidade das suas fontes e também serve o objetivo dos leitores de obterem uma visão sobre os antecedentes e a importância da investigação. Por exemplo, uma bibliografia anotada pode delinear os pontos essenciais de um livro sobre alterações climáticas, o que, por sua vez, ajudará o leitor a detetar as lacunas na literatura disponível.

Como é que se cria uma bibliografia anotada?

A elaboração de uma bibliografia anotada consiste, em primeiro lugar, na recolha de uma lista de materiais e dados adequados ao seu estudo. Cada elemento começará com uma citação completa no estilo exigido, como APA ou MLA, seguida de uma breve sinopse dos pontos mais importantes da fonte, um juízo de valor sobre a sua credibilidade e uma declaração sobre a sua relevância para a sua investigação. Para clarificar, se, por exemplo, fizer referência a um artigo de uma revista sobre técnicas de ensino, a sua anotação pode, por exemplo, indicar os resultados e a sua aplicação no ensino.

O que deve ser incluído nas anotações de uma bibliografia anotada?

As bibliografias anotadas devem conter anotações que apresentem um resumo do conteúdo da fonte, uma avaliação da sua credibilidade e relevância e uma explicação da sua contribuição para a investigação. Isto pode consistir em apontar as qualificações do autor, a metodologia da fonte e o carácter distintivo da fonte em comparação com outras fontes. Por exemplo, se uma fonte for constituída por resultados de investigação originais, a anotação deve ser explícita quanto a esta caraterística e ao que ela significa para a disciplina.

Quais são os diferentes tipos de anotações numa bibliografia anotada?

Existem normalmente três tipos de anotações: descritivas, avaliativas e reflexivas. As anotações descritivas incluem um resumo do conteúdo, as anotações avaliativas fazem uma avaliação da credibilidade e relevância da fonte e as anotações reflexivas, por outro lado, centram-se na discussão da forma como a fonte é integrada na sua investigação ou informa a sua perspetiva. Tomemos como exemplo uma anotação descritiva que se concentra no resumo de um documento histórico, enquanto uma anotação reflexiva pode analisar a forma como esse documento influencia a sua perspetiva sobre o acontecimento histórico.

Ready to use AI Course Creator to turn
mini course ideas into reality?

Get Started Now