Avaliação alternativa
Este tipo de avaliação é mais diversificado do que os tradicionais testes quantitativos e, por isso, é o foco da avaliação que procura medir o potencial de competências e conhecimentos dos alunos através dos seus desempenhos, projectos e aplicações práticas. A aprendizagem é efectiva e prática... ` T' ` ` que é o nbsp : 3 cnc ) ) ROT OM120 - rf , ` Trimble ` amp` Brutal 41, = 200.000 124.000 Central . . . . :<0 Marta <0 Condor <2 . Sssia . caver sCart(2Sov) (': LENIN SFOR O Governo da República do Kosovo e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e do Império, quando for oficialmente aceite como membro.
As avaliações Alt são caracterizadas por portefólios, que são uma coleção de amostras de desempenho dos alunos durante um determinado período de tempo; avaliações de desempenho, em que os alunos demonstram as suas competências em situações reais ou simuladas; avaliações baseadas em projectos, que se baseiam em tarefas ou problemas específicos; e auto-avaliações, que são utilizadas para os alunos se avaliarem a si próprios relativamente à sua aprendizagem. Por exemplo, um curso de ciências pode implementar uma avaliação baseada em projectos em que os alunos têm de elaborar a conceção de uma experiência e fazer uma apresentação das observações.
Uma das formas em que as avaliações alternativas se revelam úteis para os alunos é adaptando-se às suas preferências de aprendizagem e fazendo-os participar ativamente na aprendizagem da matéria. Os poderes de pensamento crítico e de criatividade dos alunos são reforçados por estas avaliações, uma vez que têm a oportunidade de apresentar os seus conhecimentos em formatos que preferem e em que são bons. Por exemplo, um aluno que seja bom a falar pode fazer um excelente trabalho no formato de apresentação, enquanto outro pode mostrar os seus conhecimentos através de um projeto de grupo que seja uma atividade prática.
Os professores deparam-se com muitas dificuldades na adoção de avaliações alternativas, tais como a disponibilização de critérios de classificação e rubricas pormenorizados para garantir a coerência da classificação, a possibilidade de exigir tempo e trabalho extra para a preparação da avaliação e a falta de ligação entre estas avaliações e os testes normalizados. Além disso, o pessoal deve receber formação adequada para desenvolver e aplicar as avaliações de forma eficaz.
A combinação de avaliações alternativas com os métodos de avaliação convencionais num currículo tradicional pode ser feita através da integração de ambos. Por exemplo, os professores podem introduzir a utilização de projectos e portefólios na abordagem mista de testes e exames. Assim, esta é uma forma de abordar a estratégia de avaliação que é simultaneamente equilibrada e na qual os alunos podem exercitar a sua criatividade e ideias originais.