Matriz de alinhamento
A Matriz de Alinhamento é um instrumento indispensável para garantir que todos os elementos da organização, como objectivos, estratégias e recursos, estejam alinhados com a sua missão e visão. Para além disso, é um complemento vital para a tomada de decisões e alocação de recursos, dando assim origem ao crescimento económico geral da organização.
A Matriz de Alinhamento é utilizada principalmente para mostrar graficamente a semelhança entre as diferentes partes de um projeto ou organização e os objectivos estratégicos da empresa. Através do mapeamento de objectivos, tarefas e recursos, as equipas conseguem detetar as áreas que não estão devidamente alinhadas e fazer as alterações necessárias para aumentar o desempenho global. Por exemplo, os membros de uma equipa de projeto podem utilizar uma matriz de alinhamento para confirmar a correspondência entre as suas tarefas e o objetivo da empresa relativamente à sustentabilidade ambiental.
Os gestores de projectos responsáveis podem procurar implementar uma Matriz de Alinhamento nos seus projectos, começando por identificar os objectivos obrigatórios do projeto e o seu alinhamento com os objectivos organizacionais. No passo seguinte, a execução de cada tarefa ou linha de entrega é representada na matriz de acordo com a sua contribuição para os objectivos globais. A representação visual da matriz é uma boa ferramenta para o gestor do projeto definir as prioridades corretas das tarefas, a afetação adequada dos recursos e garantir que todos os membros relevantes da equipa compreendem as suas funções no que diz respeito à realização dos objectivos do projeto. Uma situação hipotética para esta prática pode ser quando um projeto se destina a melhorar a satisfação do cliente, a atribuição de tarefas para aumentar a qualidade do serviço seria apresentada graficamente sob a mesma marca na visualização da matriz.
A Matriz de Alinhamento oferece inúmeras vantagens, nomeadamente, o aumento da precisão no planeamento estratégico, a melhoria da comunicação entre os membros da equipa e a identificação de possíveis lacunas no alinhamento. Esta ferramenta cria uma ideia comum sobre os objectivos entre os membros, garantindo assim que todos dirigem os seus esforços para os mesmos objectivos, o que pode aumentar o envolvimento do pessoal e melhorar os resultados globais. Por exemplo, uma instituição de caridade pode aplicar uma matriz de alinhamento para verificar se as suas actividades de angariação de fundos acompanham diretamente a sua missão de desenvolvimento comunitário.
Alguns dos principais desafios da elaboração de uma Matriz de Alinhamento incluem a certeza de que os dados são introduzidos com exatidão, a dificuldade de manter a clareza da disposição da matriz e o desacordo entre as partes interessadas sobre as prioridades e os objectivos. Além disso, a matriz pode ser vista como complicada e pode criar confusão em vez de clareza. Para ultrapassar estes desafios, é fundamental envolver todas as partes interessadas relevantes - desde o início do processo - e manter a matriz o mais simples e focalizada possível, por exemplo, limitando-a a apenas alguns objectivos estratégicos e tarefas relacionadas.