Educação Estética
A educação estética é um método de ensino que se centra no cultivo da capacidade dos alunos para apreciar a beleza e a arte e, por conseguinte, a criatividade, o pensamento crítico e a inteligência emocional. É um aspeto muito importante da educação holística, uma vez que as experiências artísticas estão interligadas com o processo de aprendizagem, o que aumenta o desenvolvimento cognitivo e emocional.
Os elementos básicos da educação estética são a admissão de diferentes formas de arte, a crítica de produções artísticas e a comunicação do pensamento pessoal através da criatividade. Por exemplo, enquanto analisam textos literários e música, assistem a obras de arte visuais e a peças de teatro, os alunos têm a oportunidade de descobrir e utilizar os princípios da estética nos seus próprios projectos criativos.
Os alunos podem usufruir da educação estética através do desenvolvimento da criatividade, do reforço da inteligência emocional e da conquista de capacidades de pensamento crítico mais elevadas. O envolvimento com a arte é uma prática que incentiva os alunos a expressarem-se e a apreciarem o ponto de vista dos outros. Um exemplo disto é o projeto artístico em alguns dos cursos em que a arte é a tónica principal. Além disso, estes programas podem ajudar os alunos a obter melhores resultados académicos e a desenvolver competências sociais.
A literatura, por exemplo, pode ser ensinada através da análise da poesia, recorrendo à educação estética, enquanto na ciência, a exploração da natureza será a forma mais bela, e na história, os movimentos artísticos podem ser o eixo principal. Um exemplo disto pode ser uma aula de história do Renascimento que envolva a discussão das obras de arte desse período, permitindo assim que os alunos compreendam os acontecimentos históricos juntamente com a expressão artística.
Os educadores são os pontos fulcrais da educação estética, pois fazem experiências práticas que permitem aos alunos conhecer as artes e moldar a sua própria estética. Esta pode ser uma abordagem prática, como um ensino de arte, discussões sobre obras artísticas, organização de visitas de estudo a museus e criação de oportunidades para os alunos criarem a sua própria arte, o que é, naturalmente, o cenário ideal para as crianças. Através da arte, os alunos experimentam, participam e reflectem o seu desenvolvimento da criatividade e da inovação como parte do currículo escolar. Esta é também uma excelente forma de desenvolver a sua auto-confiança.