Instrução Adjunta
O ensino adjunto diz respeito aos postos de ensino nos estabelecimentos de ensino, ocupados principalmente por docentes a tempo parcial ou temporários que aumentam a equipa principal de ensino. Estes professores são vitais para a divulgação de conhecimentos especializados e para oferecer pontos de vista diferentes, para além de contribuírem para as aulas com a sua experiência real no local de trabalho.
As principais tarefas dos professores adjuntos envolvem a apresentação do conteúdo do curso, a conceção de planos de aulas, a avaliação do desempenho dos alunos e o fornecimento de feedback. Normalmente, são eles que leccionam cursos de disciplinas específicas e talvez tenham horários fixos para os alunos fazerem perguntas. Uma ilustração concreta desta situação seria um professor adjunto de um curso de gestão que lecciona cursos sobre estratégias de marketing e facilita debates sobre as práticas actuais do sector.
A qualificação escolar mínima exigida na grande maioria das instituições académicas para os professores a tempo parcial é o grau de mestre na sua área disciplinar. Além disso, na prática, é provável que a experiência de trabalho num domínio relacionado com a matéria a lecionar seja considerada uma vantagem, especialmente no caso das disciplinas profissionais ou técnicas. Por exemplo, a um professor adjunto de informática pode ser exigido não só um mestrado, mas também uma experiência substancial em programação de software.
Connexion des enseignants adjoints à la vie étudiante par leur apport d'orientation et de points de vue uniques à la salle de classe.experience Muitas vezes, fomentam um ambiente de aprendizagem mais interativo através de exemplos específicos e de revisões da literatura. Por exemplo, um professor adjunto com formação em ciências do ambiente pode dar a conhecer resultados de investigação que são úteis para importar para a turma, enriquecendo assim a discussão e motivando os alunos a envolverem-se mais profundamente no tema.
Como qualquer outro professor, os professores adjuntos também sentem os desafios que enfrentam. A insegurança no emprego, o salário inferior ao dos professores a tempo inteiro e os recursos institucionais inadequados são algumas das dificuldades que têm de enfrentar. Além disso, os adjuntos que tentam gerir diferentes posições de ensino em diferentes escolas podem ver a sua disponibilidade para os alunos comprometida. Por exemplo, um adjunto que leccione em várias faculdades pode ter dificuldade em prestar apoio adequado durante as horas de expediente devido a conflitos de horários.