Criatividade baseada em actividades
O envolvimento em manifestações físicas de aprendizagem para produzir novas aplicações e tecnologias é caraterístico da criatividade baseada em actividades. Defende a inclusão ativa no processo artístico por parte dos indivíduos. O novo desenvolvimento desta série de projectos aerodinâmicos, apesar da apresentação teórica do projeto, prova a criatividade do aluno. Antes de um aluno poder pensar em formas de melhorar um modelo de avião, é necessário desenvolver algumas competências. Pensemos em algumas das competências que um aluno tem de desenvolver antes de poder projetar e criar um novo modelo de avião.
A criatividade pode ser desenvolvida através de diferentes actividades, como reuniões de brainstorming, workshops de artes e ofícios, trabalho de equipa e jogos de improvisação. Por exemplo, adicionar pintura ou escultura ao retiro de formação de equipas pode ser um avanço para as novas ideias dos participantes e desenvolver as suas capacidades de pensamento inovador.
A criatividade baseada na atividade não se assemelha aos métodos tradicionais, porque enfatiza a aprendizagem derivada das experiências em vez do conhecimento teórico. Esta abordagem à criatividade contrasta fortemente com a criatividade convencional, que exige principalmente o pensamento ou a teorização individual e se baseia na ideia de cooperação livre, esforço conjunto e aprendizagem prática, factores que são vistos como conducentes a um maior movimento, inovação e espontaneidade no processo de geração de ideias.
Ser ativamente criativo é uma excelente forma de atenuar o stress e de melhorar a sua saúde mental. É um meio de arte em que os indivíduos podem exprimir os seus sentimentos, um meio de melhorar as capacidades críticas e, ao mesmo tempo, um aumento da autoestima. Uma boa ilustração é um workshop de arte em que os empregados parecem não só estar a praticar a arte de construir uma comunidade, mas também a ajudar os participantes a exprimir os seus sentimentos.
A integração de workshops, hackathons ou desafios de equipa nas suas rotinas diárias pode fazer com que as organizações implementem facilmente a criatividade baseada em actividades. Por exemplo, uma empresa pode organizar frequentemente "dias de inovação", em que o pessoal participa em eventos criativos, como "design sprints" ou cenários de representação de papéis, para identificar soluções para os seus problemas de trabalho.