Participação ativa
A participação ativa significa o envolvimento direto e a contribuição das pessoas em conversas, eventos ou na tomada de decisões. É essencial, uma vez que permite a cooperação, traz à tona a ideia de aprendizagem e torna as pessoas envolvidas capazes de expressar e, assim, contribuir eficazmente com as suas ideias.
A participação em actividades de grupo implica a colaboração, a melhoria das capacidades de comunicação e a criação de um sentimento de simpatia entre os participantes. Por exemplo, quando os membros da equipa se exprimem livremente numa sessão de brainstorming, tornam-se pensadores mais divergentes, melhorando assim a coesão da equipa.
Quanto mais os alunos puderem contribuir para o processo de aprendizagem do que através de debates em grupo ou apresentações, por exemplo, mais se aprofundam no tema. Um exemplo disso são os alunos envolvidos nos estudos das sessões de aprendizagem interactiva. Estes alunos têm mais probabilidades de obter mais informações do que aqueles que apenas ouvem passivamente as aulas.
Os líderes podem tornar as reuniões mais interessantes e conseguir a participação de mais participantes recorrendo a técnicas como a organização clara dos temas, a abertura da reunião a contributos de todos os participantes e a utilização de ferramentas interactivas como sondagens ou sessões de discussão. A título de exemplo, imagine um facilitador que pede diretamente a opinião de alguns membros da equipa para garantir que todos têm a oportunidade de ser ouvidos.
Participar ativamente ajuda no seu desenvolvimento pessoal, reforçando o pensamento crítico, a comunicação e as capacidades de liderança. Por exemplo, quando as pessoas se envolvem em projectos de serviço comunitário, ajudam os outros e, ao mesmo tempo, aprendem a ter empatia e desenvolvem um sentido de responsabilidade. O seu crescimento global beneficia deste facto.