Avaliação ativa
A avaliação ativa é o método criado pelo aprendente, principalmente no que se refere ao feedback imediato e ao envolvimento contínuo no processo de aprendizagem. Desempenha um papel essencial ao ajudar os alunos a cultivar as suas capacidades de pensamento crítico e de autoavaliação, à medida que tomam consciência das suas áreas fortes e fracas, ao mesmo tempo que possibilita uma sala de aula mais interactiva.
A Avaliação Ativa é uma estratégia de ensino que se baseia na avaliação constante, na participação ativa de um aluno e na flexibilidade da forma de ensinar do educador. Caracteriza-se principalmente por avaliações formativas, avaliações pelos pares e actividades de autorreflexão que ajudam a obter um feedback imediato sobre a compreensão do aluno e o resto do processo de aprendizagem. Através de um questionário interativo durante uma aula, os professores podem avaliar a compreensão da teoria por parte dos alunos.
A Avaliação Ativa é como um efeito positivo dos alunos para a melhoria da sua aprendizagem através de uma maior interação e da sua responsabilidade pela educação. O método de ensino baseia-se na melhoria do processo de aprendizagem, na interação entre os alunos e na aquisição de competências de pensamento inovadoras. Por exemplo, os alunos que trabalham em grupos e adicionam a avaliação pelos pares recebem opiniões diferentes e críticas positivas que podem ser benéficas para os seus trabalhos.
É verdade que a Avaliação Ativa pode ser adoptada com sucesso nos espaços de aprendizagem digitais, tais como fóruns de discussão, sondagens em direto e plataformas de videoconferência. Estas aplicações digitais são propícias a sequências de conversação e de perguntas/feedback, tanto no espaço virtual como no fluxo de comunicação, o que faz com que os métodos de ensino dos professores sejam aplicados de acordo com as expressões dos alunos. Um exemplo disso é a utilização de salas de discussão para debates em pequenos grupos, em que os alunos podem participar ativamente, fazer perguntas e discutir o assunto com os colegas e também receber feedback dos colegas e dos professores no local.
A tecnologia é um dos principais contribuintes para a avaliação ativa através da disponibilização de plataformas e ferramentas de interação e feedback. A utilização de ferramentas como sistemas de gestão da aprendizagem (LMS), questionários em linha e simulações interactivas serve como meio de recolha de dados sobre os resultados dos alunos, permitindo assim que os educadores ajustem o seu ensino em conformidade. Por exemplo, um LMS é utilizado para monitorizar o progresso dos alunos em tempo real, o que, por sua vez, ajuda os professores a reconhecer as áreas que necessitam de apoio ou enriquecimento extra.