Conversa responsável
A Conversa Responsável é uma forma de ter conversas na sala de aula que é organizada e destaca o pensamento crítico, o raciocínio e a capacidade de participar nos pensamentos dos outros. É essencial, pois é o que permite aos alunos compreenderem mais profundamente o seu assunto e trabalharem em colaboração com os seus colegas, em geral, é o que ajuda os alunos a expressarem os seus pontos de vista, a ouvirem os outros e a responderem com cuidado.
O raciocínio baseado em provas é um dos aspectos fundamentais do Accountable Talk, juntamente com a promoção da colaboração entre os alunos no desenvolvimento de ideias e a promoção de um desacordo respeitoso. Por exemplo, na discussão de um determinado romance, o instrutor pode sugerir aos participantes que citem parágrafos exactos do texto para argumentar as suas próprias interpretações, desenvolvendo assim competências de conversação avançadas.
A "conversa responsável" é uma estratégia de conversação que beneficia a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo o seu pensamento crítico e melhorando a sua compreensão através de debates em colaboração. Quando os alunos têm de apresentar o seu raciocínio e acompanhar outros alunos no processo, não só aprendem melhor, como também pensam em mais do que um ponto de vista, o que pode resultar num melhor desempenho académico.
O professor actua como um facilitador da Conversa Responsável, criando um ambiente seguro e estruturado para o debate e orientando os alunos para que expressem os seus pensamentos e respondam aos seus pares de forma adequada. Um professor pode iniciar debates através de perguntas abertas e da demonstração de estratégias de comunicação eficazes e, assim, certificar-se de que cada aluno participa e se sente valorizado na conversa de grupo.
Um círculo de literatura em que os alunos lêem um livro e se reúnem para o discutir é uma ilustração clara de uma atividade que requer o diálogo responsável. Cada aluno pode assumir uma função específica, por exemplo, redator de resumos ou questionador, e utilizar técnicas de diálogo responsável para se envolverem com o texto e uns com os outros. Isto não só os ajuda a fazer uma análise crítica do livro, como também os ensina a ouvir e a responder de forma construtiva aos seus próprios colegas.