Apoio académico
O termo apoio académico refere-se aos vários tipos de serviços e recursos que são fornecidos aos estudantes com o objetivo de melhorar a sua aprendizagem e desempenho académico. Factores como a tutoria, a orientação, a organização de workshops de competências de estudo e o acesso a materiais educativos são as ferramentas necessárias para uma experiência académica bem sucedida.
Os serviços habituais de apoio académico consistem em programas de tutoria, centros de escrita, aconselhamento académico e workshops sobre competências de estudo e gestão do tempo. Como exemplo, a maioria das universidades oferece tutoria entre pares, onde os estudantes podem obter ajuda em áreas específicas, enquanto os centros de escrita fornecem assistência na redação de ensaios e projectos de investigação.
A disponibilização de apoio individual e de recursos ajustados às necessidades de cada aluno pode ter um enorme impacto no desempenho dos alunos. No caso de um aluno ter dificuldades em compreender a matemática, pode ser assistido por um tutor individual que o ajudará com os diferentes conceitos e questões anteriores. Consequentemente, ao ter uma maior compreensão da matéria, o aluno acabará por obter notas mais elevadas.
Naturalmente, a Internet é um tesouro de recursos para ajuda académica, que alberga uma variedade de sítios Web educativos, tutoriais em vídeo e serviços de tutoria virtual. Por exemplo, plataformas baseadas na Web como a Khan Academy e a Coursera não só oferecem cursos gratuitos como também vídeos de instrução, enquanto que serviços como o Chegg Tutors mobilizam tutores especializados que estão disponíveis para o aluno colocar uma determinada questão ou assunto à distância.
Para tirar o melhor partido dos serviços de apoio académico, é importante que os estudantes reconheçam as suas deficiências académicas específicas e procurem os materiais relevantes no início do semestre. Por exemplo, um estudante que tenha dificuldade em gerir o seu tempo pode optar por um workshop que aborde esta questão, enquanto outro estudante que procure orientação sobre a forma de se preparar para um exame deve provavelmente marcar reuniões semanais com um tutor na área específica.