Motivação académica
O termo motivação académica descreve os factores internos e externos que estimulam o interesse de um estudante em aprender e alcançar o sucesso académico. Por sua vez, tem um grande impacto na tomada de decisões, no esforço, na persistência e, consequentemente, no desempenho geral do estudante nos estudos.
As principais formas de motivação académica são a motivação intrínseca e a motivação extrínseca. A motivação intrínseca baseia-se nos desejos internos de curiosidade e na alegria de aprender, enquanto a motivação extrínseca está orientada para recompensas externas, como notas ou elogios. Por exemplo, um estudante pode estudar muito para dominar uma matéria (intrínseca) ou para ganhar uma bolsa de estudo (extrínseca).
Para aumentar a motivação académica dos alunos, uma das estratégias eficazes dos professores consiste em criar um ambiente de aprendizagem favorável, oferecer tarefas significativas e relevantes e dar feedback construtivo. Por exemplo, a inclusão de aplicações da vida real no processo de aprendizagem pode transformar a experiência de aprendizagem numa experiência cativante, enquanto o reconhecimento das realizações dos alunos pode servir para aumentar a sua autoestima e motivação.
Do mesmo modo, a definição de objectivos é uma componente essencial da motivação académica que garante que os estudantes definam objectivos claros e monitorizem o seu desempenho. O processo torna-se mais eficiente quando os alunos criam metas específicas e exequíveis que os ajudam a manter-se concentrados e a desenvolver a autossatisfação quando atingem com êxito esses objectivos. Um bom exemplo é quando um aluno decide aumentar as suas notas a matemática numa determinada percentagem ao longo de um semestre.
Os pais podem contribuir para o crescimento académico dos seus filhos incutindo-lhes uma mentalidade positiva em relação à educação, promovendo a descoberta dos seus interesses e fornecendo-lhes recursos de aprendizagem. Falar com as crianças sobre a escola e as suas histórias de sucesso e debates podem ser outros métodos para realçar o papel da educação. A título de exemplo, um pai pode orientar o seu filho a criar um plano de trabalho escolar que inclua actividades de lazer e tempo de estudo.