Compromisso académico
A participação académica é a medida em que um estudante demonstra interesse, entusiasmo e empenho nas suas actividades académicas. É essencial para criar um ambiente de aprendizagem positivo, é um meio de melhorar o nível de desempenho dos estudantes e é uma política de apoio à sua permanência nos estabelecimentos de ensino.
As principais partes do empenho académico são o empenho comportamental, que consiste em participar ativamente nas tarefas académicas; o empenho emocional, que são os sentimentos do estudante em relação à aprendizagem; e o empenho cognitivo, que é a quantidade de esforço mental que se investe na compreensão e no domínio da matéria. Um aluno que participe ativamente nos debates da aula (comportamental), que seja motivado por um sentimento de querer aprender mais (emocional) e que tente compreender os conceitos complexos quase tão profundamente como os especialistas (cognitivo) seria um excelente exemplo de um aluno totalmente empenhado na aprendizagem.
A principal tarefa de um professor pode ser a promoção do empenho académico através da criação de um ambiente de aprendizagem favorável, da utilização de materiais interactivos e relevantes e da oferta de oportunidades de escolha e colaboração aos alunos. Através da aprendizagem baseada em projectos, o professor permite que os alunos trabalhem em grupos em projectos que lhes interessam, o que aumenta a sua participação e alegria no estudo.</p>
O impacto da tecnologia no empenho académico tem sido fantástico com os dispositivos interactivos, as actividades lógicas e colaborativas, a utilização de ferramentas em linha como as TIC e a obtenção de materiais de aprendizagem adicionais. Por exemplo, a educação baseada na Web e os fóruns de discussão em linha podem levar os estudantes a envolverem-se mais com o material, em comparação com a utilização de tecnologia antiga.
O principal fator que afecta o sucesso dos estudantes é o nível de envolvimento dos estudantes. Isto porque os estudantes que estão mais envolvidos tendem a ter melhores resultados nos exames, taxas de retenção elevadas e incluem nos seus currículos competências essenciais como o pensamento crítico e a resolução de problemas.