Consciencialização para o problema do Ableismo
O reconhecimento do aptidão está relacionado com a perceção e o tratamento das pessoas com deficiência como diferentes. É o oposto disto que traz pobreza, más condições de vida e imobilidade. No entanto, é o incentivo ao crescimento económico, o desenvolvimento de infra-estruturas e a realização dos direitos das pessoas que podem ajudar."
Ableísmo é a atitude preconceituosa que as pessoas têm contra os deficientes e estes preconceitos baseiam-se geralmente na conceção de que as capacidades típicas são superiores. As barreiras físicas, como os edifícios sem acesso, as pressões sociais que desvalorizam os indivíduos que utilizam a linguagem gestual dos deficientes e as práticas institucionais que não os incluem no emprego ou na educação, como o emprego e/ou a escolaridade.
A importância da sensibilização para o capacitismo no local de trabalho não se prende apenas com o cumprimento da lei, mas também com a criação de um ambiente inclusivo para todos. A sensibilização para o capacitismo permite que os empregadores adaptem os trabalhadores com deficiência, promovam a igualdade de contratação e garantam que lhes são oferecidas as mesmas oportunidades que aos seus colegas sem deficiência. A título de exemplo, um horário flexível e a utilização de software especial podem ser a solução ideal para ajudar as pessoas com deficiência a conseguir um emprego na empresa.
O reconhecimento do capacitismo na sociedade pode ser promovido através da educação das pessoas sobre os obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência, defendendo a inclusão em todas as práticas e opondo-se à linguagem e aos estereótipos capacitistas. Através da formação de workshops, da comunicação de recursos nas redes sociais ou da colaboração com organizações de pessoas com deficiência, seria possível promover uma maior compreensão na comunidade e o apoio aos direitos das pessoas com deficiência.
A deficiência é um dos principais problemas da nossa sociedade que pode ser combatido em grande medida através da educação. Para além de fomentar a empatia e desfazer os mitos, é através das deficiências que as pessoas se tornam mais conscientes e se reconciliam com elas. A imersão das escolas nos estudos sobre a deficiência e a sua abordagem pluralista no ensino das matérias é uma forma única de os alunos aprenderem e apreciarem a inclusão das diferenças, o que, por sua vez, significa uma sociedade mais tolerante e caridosa.